Senado faz homenagem a Siqueira Campos — Senado Notícias


O Plenário do Senado observou um minuto de silêncio nesta quarta-feira (5) em respeito ao falecimento do ex-senador e ex-governador José Wilson Siqueira Campos, principal líder político na criação do estado do Tocantins. Siqueira Campos foi governador de Tocantins por quatro mandatos e representou o estado no Senado entre julho e agosto de 2019, como suplente de Eduardo Gomes (PL-TO).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, transmitiu condolências à família, destacando o filho Eduardo Siqueira Campos, que foi senador entre 1999 e 2007. Pacheco se referiu ao ex-governador Siqueira Campos como “valoroso” e elogiou seu papel no processo de emancipação de Tocantins, que se deu durante a Assembleia Constituinte.

— Esse momento concretizou a luta, que perdurava há quase 200 anos, de moradores do então norte de Goiás em prol da divisão daquele estado, com o intuito de promover o desenvolvimento da região, que vivia séculos de isolamento.

Alguns senadores também manifestaram pesar pela morte de Siqueira Campos. Cid Gomes (PDT-CE) disse que o ex-governador está “imortalizado” pelas suas realizações. Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que Siqueira Campos foi “o JK de Tocantins”, em referência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que construiu a cidade de Brasília. Já Confúcio Moura (MDB-RO), que é natural da cidade de Dianópolis (TO), afirmou ter testemunhado a transformação da região após a criação do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp