O Plenário do Senado observou um minuto de silêncio nesta quarta-feira (5) em respeito ao falecimento do ex-senador e ex-governador José Wilson Siqueira Campos, principal líder político na criação do estado do Tocantins. Siqueira Campos foi governador de Tocantins por quatro mandatos e representou o estado no Senado entre julho e agosto de 2019, como suplente de Eduardo Gomes (PL-TO).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, transmitiu condolências à família, destacando o filho Eduardo Siqueira Campos, que foi senador entre 1999 e 2007. Pacheco se referiu ao ex-governador Siqueira Campos como “valoroso” e elogiou seu papel no processo de emancipação de Tocantins, que se deu durante a Assembleia Constituinte.
— Esse momento concretizou a luta, que perdurava há quase 200 anos, de moradores do então norte de Goiás em prol da divisão daquele estado, com o intuito de promover o desenvolvimento da região, que vivia séculos de isolamento.
Alguns senadores também manifestaram pesar pela morte de Siqueira Campos. Cid Gomes (PDT-CE) disse que o ex-governador está “imortalizado” pelas suas realizações. Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que Siqueira Campos foi “o JK de Tocantins”, em referência ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, que construiu a cidade de Brasília. Já Confúcio Moura (MDB-RO), que é natural da cidade de Dianópolis (TO), afirmou ter testemunhado a transformação da região após a criação do estado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…