Política

Senadores conseguem assinaturas necessárias para abrir CPI do MEC

Senadores conseguem assinaturas um dia após prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro

O Senado Federal deve abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC), após o senador Ranfolfe Rodrigues (Rede-AP) conseguir as 27 assinaturas necessárias para protocolar o pedido.

A CPI tem como fim investigar a atuação do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pastores que faziam lobby na pasta. Até ontem pela manhã, 23 parlamentares confirmaram seus apoios. Porém, com a prisão preventiva de Milton Ribeiro, mais parlamentares aderiram ao pedido. Ainda nesta quarta-feira, o senador Eduardo Braga (MDB-AL) assinou o pedido. Durante a noite, Soraya Thronicke (União-MS) e Rafael Tenório (MDB-AL), suplente de Renan Calheiros (MDB-AL), assinaram o requerimento.

No começo da tarde desta quinta-feira, 23, o senador Giordano (MDB-SP) aderiu ao pedido. Após de Giordano, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também assinou o requerimento.

A CPI será composta por 11 senadores titulares e 11 suplentes. Os parlamentares esperam concluí-la antes das eleições, que ocorrem em outubro. Agora falta apenas a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que a CPI seja instalada.

Ministro livre

Também nesta quinta-feira, 23, o desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), determinou a soltura do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

Em decisão, o magistrado atendeu a um pedido da defesa do ex-ministro, apresentado ontem à noite. O desembargador afirmou que nada indicava a necessidade da prisão preventiva, uma vez que os fatos narrados envolvem acontecimentos passados e que Ribeiro não está mais no governo. Segundo o magistrado, o ex-ministro não representa um risco à ordem pública ou econômica que justifique a prisão.

Redação

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

10 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

23 horas ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

1 dia ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago