Servidores (as) do Judiciário participam de oficina com Felipe Costa do Íris Lab na pré-inauguração do Inovassol nesta quinta-feira (21/3)


Com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, foi realizada na manhã desta quinta-feira (21/3), uma oficina no Centro de Inovação Inovassol pelo gestor de portfólio do Laboratório de Inovação e Dados do Ceará (Íris Lab), Filipe Costa, para servidores e servidoras, magistrados e magistradas. A ação antecede a inauguração do Inovassol prevista para acontecer a partir das 15h30, no auditório Dr. Feliciano Machado Braga, sede do Tribunal.

Durante o momento de conversa, Filipe Costa deu dicas na área administrativa, na prestação de serviços ao cidadão (ã), na execução dos direitos fundamentais, no contato direto com a sociedade e ressaltou a importância de espaço de inovação nas instituições.

“Você tá dentro de uma instituição pública bem quadrada, com aquela barreira de trabalho que ninguém olha pra ninguém e de repente você vê aquele espaço aberto, adaptável, posso mexer no layout, eu posso criar uma oficina de um jeito, posso criar uma sala de aula, criar um espaço pra dinâmica e aquilo vai aproximando também as pessoas. É pra fortalecer a mensagem de que pode ser diferente e que a gente pode fazer as coisas de uma outra maneira, que não seja a que a gente vem sempre fazendo ao longo desses anos todos”, disse o facilitador.

O Íris Lab é referencia nacional no uso de abordagens e soluções inovadoras e um dos seus objetivos com o Inovassol é a de proporcionar uma linguagem simples à população, para que assim, o projeto possa chegar a todos os públicos melhorando a vida dos servidores (as) e cidadãos (ãs).

Inovassol

A Resolução nº 9 de maio de 2023 instituiu a Política de Inovação no PJTO, criando o Inovassol, conforme previsão da meta 27 da Gestão 2023/2025, e pautado pela Resolução nº 395 do CNJ. A unidade é vinculada à Presidência do TJTO, integra a Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud) e busca promover a cultura da inovação em busca de soluções modernas e efetivas para proporcionar melhorias na qualidade da prestação de serviços aos cidadãos e às cidadãs.

Com a ideia central focada na flor do girassol – que simboliza calor, vitalidade e energia positiva -, o Inovassol tem os seguintes serviços: Semear (difusão da cultura da inovação), Raízes (investigação das causas dos problemas relatados pelo Poder Judiciário), Iluminar (pensar em formas inovadoras para resolução dos problemas selecionados no “Raízes”), Florescer (transformar as ideias em formatos tangíveis e testá-las), Cultivar (mentoria para evitar que o projeto não tenha seguimento), Podas (desburocratização dos processos de trabalho) e SimplesToc (Programa de Simplificação da Linguagem do PJTO).

Participação 

Além de servidores (as), participaram ao lado da presidente, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, a vice-presidente, desembargadora Ângela Prudente; e o Juiz assistente da presidente e coordenador do Inovassol, Roniclay Alves de Morais.



FONTE

Comentários estão fechados.