Servidores municipais compartilham histórias no serviço público e destacam paixão em servir à Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Servidores municipais compartilham histórias no serviço público e destacam paixão em servir à Capital

Cerca de 12.800 trabalhadores integram o quadro funcional da Prefeitura de Palmas, contribuindo diretamente para o bem-estar da população

Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a Prefeitura de Palmas compartilha histórias que mostram a dedicação de quem trabalha nos bastidores, mas são os protagonistas do funcionamento da máquina pública, que conta atualmente, com 12.794 servidores, entre eles efetivos, comissionados, contratados, bolsistas e estagiários. Desse total, 6.217 são servidores da educação, e 3.598 da saúde, ou seja, mais de 75% do quadro.

A servidora Silvanisia Maria, 55 anos, explica que já poderia se aposentar, mas prefere continuar no serviço público. Efetiva do Quadro Geral desde o ano 2000 como analista de Recursos Humanos, a servidora conta que a decisão de permanecer na ativa não é movida apenas pelo trabalho, mas pela rotina prazerosa, pelas pessoas e pelo ambiente que, ao longo dos anos, virou parte da vida. “Trabalhar na Prefeitura me faz sentir realizada e grata por tudo que já contribuí ao longo dos anos. Saber que ajudei a fazer a diferença na vida das pessoas me enche de orgulho, e continuar aqui me permite manter essa conexão com o serviço público, que é tão essencial”. 

Já o servidor Franklin Vieira de Sá, recém-empossado no Quadro da Educação, como supervisor pedagógico, conta que seu grande sonho era ser servidor público e que, ao ingressar na Prefeitura de Palmas como educador, ficou encantado com o trabalho.  “O que mais me encanta é perceber que, para oferecer uma educação adaptada às necessidades dos alunos, é preciso construir um diálogo constante com diferentes atores sociais, da escola à comunidade como um todo. Só assim conseguimos entender e atender, com qualidade, os estudantes, garantindo que o direito à educação pública seja, de fato, assegurado a todos”, disse. 

Escolhas como essas retratam que a prestação do serviço público não se trata apenas de cumprir tarefas, mas inclui convivência, realização e o prazer de continuar participando do dia a dia da cidade. “Eu gosto do meu trabalho e me sinto motivada todos os dias. Andar pela cidade e ver os resultados do meu esforço, junto com o dos meus colegas, é extremamente gratificante. Acredito que ser servidor é isso: estar sempre em busca de melhorias para servir à população da melhor forma possível”, destaca a servidora Ana Lúcia Sales, que é efetiva na prefeitura desde 2014 como administradora.

Estabilidade

O secretário de Planejamento e Gestão, André Cheguhem, explica que, além da  realização pessoal, a carreira pública é uma oportunidade de trabalhar para a melhoria do bem-estar coletivo e uma contribuição direta para a sociedade. “A carreira no serviço público possibilita desenvolvimento pessoal e profissional, com atuação em diversas áreas do conhecimento, além da tão almejada estabilidade”, destacou.

Texto: Samile Marinho – estagiária sob supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto

Edição: Iara Cruz



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp