servidores que auxiliarão no processo de mapeamento começam a receber material de apoio nesta quinta (4/5)


 

Os servidores indicados pelos gestores para fazer o levantamento das competências de suas unidades e que participaram do workshop on-line de alinhamento com a equipe do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado nesta terça-feira (2/5), começarão a receber, a partir desta quinta-feira (4/5), por e-mail, os materiais que utilizarão no processo de mapeamento das competências.

Setenta e dois servidores participaram do evento, no qual receberam orientações da professora Camila Carvalho. Na ocasião, a professora da UFPA falou sobre a base legal e conceitual da Gestão por Competências e destacou que a parceria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com o GESTCOM prevê o mapeamento das competências de cerca de 230 unidades, das competências organizacionais, bem como identificar o grau de lacuna de competências dos servidores por meio de avaliação no sistema de gerenciamento GESTCOM.

Camila Carvalho explicou que o mapeamento de competências é a etapa inicial do processo de implantação do modelo de Gestão por Competências e que atuaria como o principal método de diagnóstico de necessidades de treinamento. Ela falou ainda sobre as etapas do mapeamento de competências, conceito, descrição, condição e critério das competências.

Em relação à descrição de competência, a professora indicou alguns cuidados a serem tomados na hora do preenchimento do material, devendo serem evitados, por exemplo, expressões subjetivas ou genéricas, expressões designando categorias amplas de comportamento e termos técnicos, siglas não explicadas ou estrangeirismos.  

 

Kits

O GESTCOM encaminhará, via e-mail institucional, o material de apoio diretamente aos servidores indicados para auxiliar na identificação e mapeamento das competências de suas respectivas unidades. O conteúdo consiste em: material instrucional de como identificar e descrever competências; Planilha com Lista de Sugestões de Competências administrativas, gerenciais e pessoais, denominado de competências transversais; documentos e Entregas da Unidade a ser mapeada; Formulário para a descrição de novas competências; Diagrama do grau de centralidade; e Cópia da gravação da reunião.

Os próximos workshops virtuais serão realizados no dia 15 de maio; 30 de maio; e 6 de junho, no período das 14 às 15h30.

 

Oficinas presenciais

As oficinas presenciais terão duração de dois dias para cada turma, totalizando oito turmas, nos seguintes dias: 18 e 19 de maio; 22 e 23 de maio; 01 e 02 de junho; 05 e 06 de junho; 15 e 16 de junho; 19 e 20 de junho; 22 e 23 de junho e 26 e 27 de junho.

Os encontros acontecerão no período das 12 às 18 horas, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), e visam identificar e mapear as competências específicas de cada unidade do Poder Judiciário, com abrangência do primeiro e segundo graus.

Cerca de 460 colaboradores, entre servidores, gestores e magistrados, de cerca de 230 unidades do Judiciário do Tocantins, sendo 31 unidades do primeiro grau e 199 unidades do segundo grau, participará das oficinas.

Dúvidas sobre o projeto podem ser tiradas com a equipe da Divisão de Projetos da Diretoria de Gestão de Pessoas por meio do telefone (63) 3901-9605 (whasapp) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp