servidores(as) do Poder Judiciáio concluem formação em Gendai Reiki Ho
Em um convite ao autocuidado e ao desenvolvimento pessoal, servidores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) concluíram a primeira turma do curso de Gendai Reiki Ho – níveis 1 e 2, promovido pelo Centro de Saúde (Cesau), por meio do projeto “Espelho Meu”. A formação, conduzida pelas fisioterapeutas e mestres em Reiki Sandra Carvalho e Hozana Lemos, foi realizada na terça e quarta-feira (23,24/6) na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
Durante os dois dias de atividades, os participantes tiveram acesso aos fundamentos históricos e filosóficos do método, além de práticas voltadas à reflexão, ao autoconhecimento e ao cuidado consigo mesmos.
Para a fisioterapeuta do Cesau e mestre em Reiki, Hozana Lemos, a proposta do curso vai além do aprendizado teórico.
“O Reiki é muito mais do que uma técnica; é uma filosofia de vida baseada no autocuidado e no autoconhecimento. Não se trata apenas da imposição de mãos, mas, na verdade, o maior propósito é ensinar cada indivíduo a olhar para si, compreender suas emoções e viver com mais equilíbrio”, explicou.
Entre os conteúdos abordados estiveram os cinco princípios do Gokai, conhecidos como os princípios do “Só por hoje”, que orientam a prática do Reiki Original.
“O Reiki original trabalha princípios muito simples, mas extremamente profundos. São eles: não se zangar, não se preocupar, ser gentil, trabalhar honestamente e ser grato. Quando a pessoa passa a praticar esses princípios no dia a dia, ela desenvolve uma maior consciência sobre si mesma e compreende que a transformação acontece um dia de cada vez”, destacou Sandra Carvalho.
A diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Paula Jorge, ressaltou que iniciativas como essa reforçam o compromisso da instituição com a valorização das pessoas.
“Nosso olhar é voltado para o ser humano. O projeto ‘Espelho Meu’ convida cada pessoa a olhar para si mesma e compreender que saúde, família e trabalho estão conectados. Quando estamos bem, conseguimos cuidar melhor de tudo ao nosso redor”, afirmou.
O Gendai Reiki Ho segue a tradição original criada pelo japonês Mikao Usui há mais de um século. Convidado para acompanhar a formação, o mestre em Reiki Original Júlio Mendes destacou a importância de desenvolver relações mais equilibradas no cotidiano.
“Quando cada pessoa busca estar melhor consigo mesma, isso naturalmente se reflete na forma como ela se relaciona com os colegas, com a família e com a sociedade”, destacou.
Servidora do TJTO desde 1999, Rosidelma Costa Araújo conta que o curso foi muito importante.
“Foi além do que eu imaginava. Hoje consigo compreender melhor algumas questões emocionais que estava vivendo”, afirmou.



Comentários estão fechados.