» Sexta Relatoria faz visita técnica ao município de Pedro Afonso

[ad_1]

Sexta Relatoria faz visita técnica ao município de Pedro Afonso

27 Visualizações

Publicado: 24 de novembro de 2023 – Última Alteração: 24 de novembro de 2023

Conselheiro Alberto Sevilha e equipe conheceram estruturas na área da Educação, Saúde e Cultura

O trabalho de acompanhamento concomitante realizado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) tem gerado resultados positivos. Alinhado a esse pilar, as visitas técnicas também fazem parte do trabalho desenvolvido pela Sexta Relatoria da Corte, que tem como titular o conselheiro Alberto Sevilha. Nesta quarta-feira, 22 de novembro, Sevilha e sua equipe visitaram o município de Pedro Afonso para conhecer de perto a estrutura da cidade, principalmente, as áreas da Educação, Saúde e Cultura.

Acompanhado do prefeito, Joaquim Martins Pinheiro Filho, do vice, Luís Menezes, e de secretários municipais, o conselheiro visitou o prédio da prefeitura de Pedro Afonso e logo em seguida conheceu toda estrutura oferecida pelo Centro de Educação Infantil Maranatha (CEI), que atende 365 crianças.  

Vale ressaltar que a visita técnica não tem caráter punitivo e faz parte da função pedagógica do TCE/TO, que busca conhecer a realidade local dos municípios para sanar dúvidas dos gestores e contribuir com a correta aplicação dos recursos públicos.

O conselheiro e sua equipe visitaram ainda o Centro de Especialidades Mirtes Maria S. Dias, a Unidade Básica de Saúde I (UBS) Tenente Salustiano e a Unidade de Acolhimento Jovelina e Raimundo Bezerra, que presta assistência a idosos. “Essas visitas são importantes para vermos de perto o trabalho que está sendo desenvolvido pelos gestores e servidores que atuam nessas áreas. Vale ressaltar que a função do Tribunal antes de punir é atuar de forma pedagógica para auxiliar a administração pública”, destacou o conselheiro.

Tour cultural

Além das áreas da Saúde e Educação, a equipe da Sexta Relatoria conheceu o  Museu Histórico Frei Rafael de Taggia, onde fizeram um tour pela história de Pedro Afonso, do Tocantins e do Brasil. Todo material exposto no museu foi apresentado pelo historiador Fabrício Rocha de Sousa, curador do museu.

Acompanharam o conselheiro Sevilha durante as visitas o chefe de gabinete da Sexta Relatoria, Dimas Baía, o diretor da 6º diretoria de Controle Externo, Arlan Marcos Lima Sousa e o servidor do Ministério Público de Contas (MPCTO), major Sthefan Bravin Ponche.

Homenagem

Na oportunidade, o conselheiro Alberto Sevilha foi presenteado com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, ornamentada pela artista plástica Meire Coelho, de Pedro Afonso. Além disso, a equipe também ganhou o livro “P.A.ZÃO”, do escritor pedro-afonsino Lourivan Castro, que traz um relato de histórias e causos vividos no município, o desenvolvimento da cidade e o contexto político administrativo até os dias de hoje.

[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.