sustentabilidade, inclusão e transformação digital são temas da Carta de Salvador


“Um momento de consolidação de importantes reflexões para o Judiciário e com experiências e conexões que ficarão marcadas na memória”. Com essas palavras, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, encerrou o XVII Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), nesta quarta-feira (8/10), em Salvador.  

O evento reuniu, durante três dias, os chefes do Judiciário estadual de todo o país, Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e especialistas para discutir o fortalecimento da Justiça. Com o tema “Judiciário do Futuro: Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”, o encontro destacou o papel social dos tribunais, o compromisso das cortes com o meio ambiente e a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos.  

Ao longo da programação, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino falou sobre o papel do Judiciário no enfrentamento dos desafios oriundos do advento das novas tecnologias; e a conselheira do CNJ, Daiane Nogueira de Lira, mediou uma mesa redonda sobre comunicação. Já o conselheiro do CNJ e Desembargador do TJBA, José Edivaldo Rocha Rotondano, e o Secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, discutiram a proteção de comunidades quilombolas e povos originários. 

Os presidentes e juízes Auxiliares dos Tribunais de Justiça ainda participaram de reuniões de trabalho para elaborar os enunciados das Carta de Salvador. Do Tocantins, participaram dos debates a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e o juiz Auxiliar Esmar Custódio Vêncio Filho. 

“Esse é um evento importante para todos os presidentes de tribunais, porque é um momento de integração para nós gestores, com foco em levar mais produtividade e eficiência aos serviços prestados à sociedade. Tratamos de vários assuntos relevantes para o desenvolvimento do nosso trabalho em nossos tribunais”, destacou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. 

Homenagem

Durante o Consepre, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou à presidente do TJTO o Diploma Desembargador Waldemir Oliveira Lins, “pelos relevantes serviços prestados à sociedade pernambucana, em especial ao Tribunal de Justiça de Pernambuco”.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp