» TCE/TO participa de Audiência Pública para a Política Nacional Aldir Blanc


TCE/TO participa de Audiência Pública para a Política Nacional Aldir Blanc

2 Visualizações

Publicado: 1 de abril de 2024 – Última Alteração: 1 de abril de 2024

Regional de Palmas reuniu representantes de 14 municípios no auditório do Corpo dos Bombeiros Militar

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) acompanhou mais uma etapa das escutas para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) com a realização da audiência pública no auditório do Corpo de Bombeiros Militar, em Palmas. A reunião tem como foco escutar as demandas e sugestões dos fazedores de cultura de Norte a Sul do Estado, com servidores da secretaria e membros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO).  A técnica de Controle Externo Karin Thatiana Dias representou a Corte no encontro realizado na última terça-feira, 26 de março.

Durante o evento, o secretário da Cultura Tião Pinheiro expressou sua satisfação em ver a mobilização dos agentes culturais do estado em participar desse processo. “É muito bom ver aqui presentes os fazedores de cultura, que são a razão dessa iniciativa e da vontade e decisão política do governador Wanderlei Barbosa em recriar a Secretaria da Cultura para devolver o protagonismo aos agentes culturais do Tocantins. Ver essa ação coletiva é muito importante”, complementou.

Ao todo, cerca de cem pessoas participaram da audiência em Palmas. Estiveram presentes representantes dos municípios de Porto Nacional, Barrolândia, Miracema, Lajeado, Tocantínia, Paraíso, Chapada da Areia, Nova Rosalândia, Pugmil, Santa Tereza, Gurupi, São Félix e Ponte Alta do Tocantins. Ao longo da noite, agentes culturais sugeriram diversos pontos para a elaboração das políticas de uso dos recursos e dos futuros editais a serem lançados pelo Governo do Tocantins por meio da Secult, com demandas como a necessidade de um olhar atento e sensível às comunidades periféricas, a descentralização dos recursos e a desburocratização dos processos dos certames.

Presentes

Durante a audiência estiveram presentes pela Secult o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, a secretária executiva, Valéria Kurovski, a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, além de servidores de diversos setores da pasta. Também participaram a assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Mulher, Simone Pacini; o coordenador do Escritório do MinC no Tocantins, Cícero Belém; a presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, Valéria Picanço; o Coronel da Reserva PM Joaidson Albuquerque, representando a Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Estado do Tocantins; e a secretária executiva da Fundação Cultural de Palmas, Euzeni Pedroso.

Com informações da Secretaria de Cultura
Foto: Kadu Souza/Governo do Tocantins



FONTE

Comentários estão fechados.