TJ participa do 1º Encontro de Gestores de Finanças dos Tribunais de Justiça do Brasil
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), representado pelo diretor financeiro, Gizelson Monteiro de Moura, participa do 1º Encontro de Gestores de Finanças, realizado dias 27 e 28 de março, em Florianópolis Santa Catarina.
O evento, que reúne 21 tribunais de justiça do país, tem como objetivo promover o fortalecimento dos TJs por meio de troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e construção de soluções inovadoras que impulsionem a eficiência e a sustentabilidade na gestão orçamentária e financeira das cortes estaduais.
A dinâmica dos trabalhos envolve a realização de workshops sobre temas afetos às finanças dos TJs, com medidas para fomentar as discussões técnicas, disseminar experiências de sucesso e facilitar o estreitamento das relações interpessoais dos responsáveis pela gestão das finanças dos tribunais. Mesas-redondas para debater o fortalecimento das fontes de receita, assim como identificar meios de racionalizar e reduzir os custos dos tribunais, também integram a programação.
Nesta quinta-feira (27/3), após abertura solene que contou com a participação de 104 assistentes, 32 de forma presencial e outros 72 por meio virtual, os gestores elaboraram uma proposta para criação do Comitê de Apoio Técnico Financeiro e Orçamentário, órgão auxiliar e de característica consultiva, a ser submetida ao escrutínio do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que também realiza encontro nestes dias na capital catarinense. O comitê será presidido pelo diretor de Orçamento e Finanças do Tribunal catarinense, Eduardo Cardoso Silva, e terá como secretário Leonardo Onório Rodrigues, assessor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
No período vespertino, o secretário de Orçamento e Finanças do Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt Figueiredo, apresentou o case sobre o Sistema de Orçamento e Finanças por Inteligência Artificial (Sofia), plataforma em fase final de implantação que tem por objetivo integrar diversos sistemas na estrutura daquele tribunal para oferecer com grande celeridade informações em linguagem simples, capazes de auxiliar seus gestores nas tomadas de decisão. “Nosso objetivo, ao final, será subsidiar nossos dirigentes na adoção de ações estratégicas”, resumiu Roosevelt.
A programação, que ocorreu hoje no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), se encerra nesta sexta-feira, 28 de março, nas dependências do Fórum Rid Silva. Um dos temas em pauta será a criação do Sistema de Depósitos Judiciais em âmbito nacional. Ao final do encontro, às 17 horas, será divulgada a Carta de Florianópolis, com as principais deliberações deste primeiro encontro.
Comentários estão fechados.