TJTO adere à “Hora do Planeta” em alerta sobre a urgência de barrar as mudanças climáticas


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) aderiu, mais uma vez, ao movimento mundial “Hora do Planeta” 2023, que será realizado neste sábado (25/3), com o objetivo de conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.

A partir das 20h30 deste sábado (25/3), as luzes dos prédios do Poder Judiciário vão ficar apagadas, seguindo as diversas mobilizações em todo o mundo. No TJTO, a iniciativa é da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) que convida todos (as) os servidores (as) a aderirem e participarem do gesto simbólico de apagar as luzes de suas residências ou locais onde se encontram. Luzes de segurança não devem ser apagadas.

São válidas também quaisquer ações que chamem  a atenção sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática. Segundo a organizadora do movimento no Brasil, o apagar das luzes é um convite para uma pausa na rotina para pensar em como cuidar do nosso planeta. Seja limpando a praia, plantando árvores, se engajando em movimentos comunitários ou reunindo amigos para uma ação.

A expectativa é que o Estado do Tocantins contribua para que o movimento tenha maior engajamento este ano. Além do edifício-sede do Poder Judiciário (PJTO), foram convidadas a participar a CGJUS, Esmat, Napsi, as comarcas e demais unidades do PJTO. Além das instituições parceiras da Rede TO Sustentável: Governo do Estado, prefeitura de Palmas, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público do Tocantins (MPE), Defensoria Pública Estadual (DPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Unitins.

Qualquer pessoa pode aderir ao movimento individualmente. Para que a sua participação fique registrada no site oficial, é necessário realizar a sua inscrição através do link.  Basta utilizar a web como forma de propagação, divulgando nas redes sociais com as hashtags oficiais: #HoraDoPlaneta e #A MaiorHoraDoPlaneta. Se possível, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando que participou da ação, a fim de que seja possível levantar o alcance que a ação produziu em nosso estado.

O movimento
 A “Hora do Planeta” é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. (Com informações da WWF)



FONTE

Comentários estão fechados.