Categories: Estado

TJTO inicia ações da Semana da Reciclagem com mobilização interna e práticas sustentáveis


Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) iniciou, nesta segunda-feira (11/5), uma programação especial voltada à sustentabilidade, com atividades que seguem até o próximo dia 22.

A programação inclui instalação e reorganização de novos coletores, atividades educativas, workshops, visitas institucionais em unidades do Poder Judiciário e mobilização interna, encerrando com o Dia D da Coleta Seletiva Solidária.

As ações têm como foco sensibilizar magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) sobre a importância da coleta seletiva, do consumo consciente e da adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho.

As visitas institucionais começaram pelo Gabinete 6 do TJTO, com a presença da presidente do TJ, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. A atividade foi conduzida pela presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (CGPLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente, acompanhada da coordenadora da Coordenadoria de Gestão Socioambiental (Cogersa), Luciene Dantas, e equipe técnica.

Durante a visita, foi apresentado o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do Tribunal, ferramenta que monitora os principais indicadores relacionados ao consumo de recursos naturais, gestão de resíduos e eficiência institucional. Também foram compartilhados dados do primeiro trimestre sobre consumo de água, energia e materiais, além do panorama dos indicadores monitorados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na ocasião, foi destacado o projeto-piloto Você é Luz, desenvolvido no Anexo I do TJTO com foco em eficiência energética e consumo consciente. A iniciativa resultou na redução de 6.389 kWh no consumo de energia elétrica no comparativo entre 2024 e 2025, além da estabilização dos gastos energéticos, mesmo após o encerramento da primeira etapa 

No Gabinete 6 também foram instalados coletores para resíduos orgânicos, não recicláveis, plásticos e papel, fortalecendo a política de coleta seletiva já implantada no âmbito do Poder Judiciário tocantinense.

Para a presidente da CGPLS/TJTO, desembargadora Ângela Prudente, a iniciativa busca unir informação, prática e engajamento coletivo.

“Nós estamos realizando essa semana de 11 a 22, uma série de ações. E as visitas buscam sensibilizar e também implementar em cada gabinete a coleta seletiva solidária. Eu digo que a sustentabilidade é uma política de pertencimento. Então, cada um tem que dar a sua contribuição e participar mesmo na construção de uma política sustentável e solidária”, destacou.

Ao receber a equipe no gabinete, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou a relevância da continuidade das ações de sustentabilidade e do compartilhamento de conhecimento com magistrados(as), servidores(as) e novos integrantes do Judiciário.

“A ação coordenada pela sustentabilidade do Poder Judiciário vem há alguns anos trabalhando nessa matéria. A gente tem feito um trabalho muito importante na área de sustentabilidade. Muitos materiais podem ser aproveitados e servem para sustentar muitas famílias que ainda dependem desse tipo de trabalho”, reforçou a presidente.

A desembargadora também parabenizou a desembargadora Ângela Prudente e toda a equipe da área socioambiental pelo trabalho desenvolvido no Poder Judiciário. Além disso, ressaltou a importância do comprometimento coletivo com práticas sustentáveis e pediu a colaboração de todos na adoção de atitudes conscientes e de respeito ao meio ambiente.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal do Júri de Araguaína condena a oito anos de prisão acusado de tentativa de homicídio em disputa entre facções

O Tribunal do Júri, realizado na quinta-feira (25/6) pela 1ª Vara Criminal da Comarca de…

8 horas ago

acolhida e primeiras aulas já têm datas definidas

As primeiras atividades da Pós-Graduação em Prática Judiciária (PRJud) serão realizadas nos dias 17, 18 e…

9 horas ago

mais de mil atendimentos são realizados na comarca de Itacajá

Moradores de Itacajá e região tiveram acesso, nesta sexta-feira (26/6), a diversos serviços gratuitos de…

10 horas ago

6º Drive-thru da Coleta Solidária encerra Junho Ambiental com recorde de arrecadação, quase 6 toneladas de materiais recicláveis

Com a arrecadação recorde de 5.800,08 quilos de materiais recicláveis (aproximadamente 6 toneladas), foi encerrada…

11 horas ago

Campanha de doação de sangue mobiliza servidores do TJTO em gesto de solidariedade

"Meu avô precisou de doadores e tivemos muita dificuldade para conseguir." A lembrança ainda emociona…

12 horas ago

Comissão aprova diretriz de mobilidade urbana para profissionais da educação básica e superior – Notícias

26/06/2026 - 18:08   Thiago Cristino / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres sugeriu mudanças na…

13 horas ago