TJTO leva campanha contra a importunação sexual ao carnaval de Palmas e do interior do Estado


Não é não e tá dito! A mensagem simples e direta, estampada nos leques informativos entregues aos foliões e às foliãs pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cevid/TJTO), marcou a mobilização realizada no CarnaPraça, em Palmas, e também nos municípios com tradicionais festas carnavalescas: Arraias, Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Tocantinópolis e Xambioá, no sábado (14/2).

Na capital, o garçom Antônio Francisco da Costa Oliveira reforçou a mensagem central da campanha: “Pra mim, não é não. Não importa o que for, tem que respeitar a opinião da outra pessoa, tem que respeitar a mulher, de todas as maneiras”, enfatizou.

A enfermeira Monaliza Rodrigues Saraiva chamou a atenção para a relevância da divulgação. “Ter esse tipo de informação e saber que você tem como procurar ajuda é muito importante para toda a sociedade, porque quase todas nós já passamos por uma situação constrangedora, assim.”

Para a empresária Daniela Azevedo, ter a presença do Judiciário no evento faz a diferença. Ela ressaltou o valor do diálogo também dentro de casa: “Eu tenho um filho adolescente e eu deixo sempre isso muito claro e evidente para ele. O ‘eu te amo’ é respeitar, é respeitar os limites, é respeitar o não da mulher”, pontuou.

A servidora da Cevid, Ana Karoliny Alves Cirqueira, explicou o foco da abordagem educativa. “A Importunação sexual acontece quando alguém encosta, beija ou pega outra pessoa sem consentimento. Isso é um tipo de violência. Por isso, estamos aqui reforçando a cultura do respeito e da conscientização, e não é não”, finalizou. 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp