TJTO participa de seminário que discute soluções sustentáveis para resíduos sólidos urbanos
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, nesta sexta-feira (8/8), do seminário Resíduos Sólidos Orgânicos Urbanos (RSO): Problemas e Soluções Sustentáveis e Econômicas, promovido pela Embrapa na Escola Estadual Professora Elizangela Glória Cardoso, em Palmas. O evento teve como objetivo fomentar o debate e buscar soluções viáveis para um dos grandes desafios urbanos: o destino adequado dos resíduos sólidos orgânicos.
Representando o Judiciário tocantinense, a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente, destacou a importância da mudança de comportamento individual e coletivo diante da gestão de resíduos.
“Hoje somos chamados a repensar nossas escolhas diárias: o que consumimos, como descartamos e como enxergamos ou negligenciamos aquilo que chamamos de lixo. Este evento nos mostra que resíduos orgânicos podem ser parte da solução. Podem ser reaproveitados, gerar renda, nutrir o solo e abrir novas oportunidades para a comunidade”, afirmou.
A magistrada também lembrou que o TJTO integra a Rede TO Sustentável desde 2019, com o objetivo de promover a sustentabilidade de forma estruturada, permanente e integrada. “No Tribunal de Justiça do Tocantins, contamos com o projeto de coleta seletiva solidária. Já implantamos a iniciativa em 11 comarcas do Estado e seguimos trabalhando a todo vapor para expandi-la às outras 25 comarcas, destinando os recicláveis às cooperativas de catadores e promovendo inclusão social e geração de renda”, acrescentou.
Durante a abertura do evento, a chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, ressaltou o compromisso da instituição com a ciência aplicada e a importância das parcerias institucionais.
“Nossa proposta é sair do discurso e propor soluções viáveis, sustentáveis e que façam sentido para as realidades locais. E isso só é possível quando temos parcerias comprometidas como as que estão aqui hoje”, destacou.
A programação do seminário contou com painéis técnicos sobre gestão de resíduos e impactos ambientais, além de debates sobre compostagem de resíduos orgânicos e a realização do Círculo de Estações Técnicas: Compostagem e Tecnologias Sustentáveis. O evento reuniu pesquisadores, professores, estudantes, representantes do poder público e da iniciativa privada, com foco em discutir alternativas sustentáveis e economicamente viáveis para o lixo orgânico nas cidades.
Comentários estão fechados.