TJTO prestigia posse da nova reitora da UFT
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Maria Santana, realizada nesta quinta-feira (13/11), no Auditório Cuica, no campus de Palmas. O Tribunal foi representado pelo juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio Filho.
Maria Santana faz história ao se tornar a primeira mulher negra a assumir a Reitoria da UFT. Filha de lavradores da região Sudeste do Estado, ingressou na instituição em 2011 como professora do curso de Pedagogia. Durante a cerimônia, Maria Santana recebeu a beca talar, tradicional vestimenta acadêmica que acompanha a transmissão de liderança na universidade, das mãos do primeiro reitor da UFT, professor Alan Barbiero, em um momento que uniu respeito à história da instituição e emoção de um novo ciclo que se inicia.

Na mesma solenidade, também foi empossado o novo vice-reitor, professor Marcelo Leineker, com a presença de diversas autoridades estaduais e federais. Entre os presentes, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, a primeira-dama e ouvidora da mulher do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, além da diretora adjunta da Escola Superior da Magistratura (Esmat) desembargadora Ângela Haonat.
A cerimônia contou ainda com apresentações da banda de música da UFT e do Grupo Vozes de Ébano, que enriqueceram o evento com cultura e representatividade.
Perfil da nova reitora
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Maria Santana é professora do curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da UFT. Atuou na coordenação do FORPROEX/Norte e integrou redes nacionais voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando-se pelo compromisso com a educação pública e o desenvolvimento social.



Comentários estão fechados.