O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (CESAU), promove, neste mês, uma série de iniciativas voltada à conscientização, prevenção e promoção da saúde das servidoras, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Entre as ações, está o projeto Pilates Terapêutico, que combina exercícios físicos, respiração consciente e técnicas de relaxamento para estimular o bem-estar no ambiente de trabalho. A proposta busca não apenas fortalecer o corpo, mas também oferecer momentos de equilíbrio emocional e incentivo à adoção de hábitos saudáveis.
“O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do autoconhecimento e do cuidado contínuo com a saúde da mulher, dentro e fora do ambiente laboral” enfatizou a fisioterapeuta responsável pelo projeto, Sandra Carvalho.
Cuidar de si é um ato de coragem
Para a servidora da Coordenadoria de Precatórios, Fernanda Moreira, a prática é um lembrete diário sobre o autocuidado. “Assim como fortalecemos o corpo em cada prática, também fortalecemos a consciência sobre a saúde e o amor-próprio”, disse.
Já a escrivã judicial, Iracilene Rodrigues de Oliveira, destacou a relevância da atividade.“É gratificante testemunhar o Tribunal de Justiça abraçar a campanha do Outubro Rosa, por meio da prática do pilates terapêutico porque nos conscientizando da necessidade de se cuidar e prevenir contra o câncer de mama, através da atividade física, como um dos melhores remédios contra doenças “, pontuou.
Durante todo o mês de outubro, o CESAU/TJTO traz a mensagem de que prevenir é um ato de amor consigo mesma, e que pequenas atitudes,como manter uma rotina ativa, realizar exames preventivos e reservar tempo para o autocuidado, fazem toda a diferença na promoção da saúde e da qualidade de vida.