TJTO promove Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos em Palmas e Araguaína


Setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos. Alusivo à data, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realiza, na próxima terça-feira (30/9), às 15h, a Campanha de Conscientização sobre Doação de Órgãos e Tecidos, com programação simultânea no auditório do TJTO, em Palmas, e no auditório do Fórum da Comarca de Araguaína.

A iniciativa evidencia valores que norteiam o Poder Judiciário tocantinense, como cidadania, cuidado humanizado e responsabilidade social, reforçando a importância do gesto solidário que transforma vidas.

Promovida pelo Centro de Saúde do TJTO (Cesau), em parceria com a Central de Transplantes do Tocantins (Cetto), o evento tem como objetivo sensibilizar magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) acerca da importância da doação de órgãos e tecidos.

Programação

Em Palmas, a programação terá a participação da oftalmologista Ana Beatriz Dias, que falará sobre a importância da doação de córneas. O responsável técnico da Cetto, médico Márcio Augusto Violento, apresentará o panorama estadual da doação de órgãos. Já o médico Rodolfo Vargas, da Hemorrede, abordará o tema doação de medula óssea.

Na Comarca de Araguaína, a palestra será ministrada pela enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Araguaína, Lunary Neves Maciel Baum, que trará um olhar voltado ao cenário local de doação de órgãos.

Ao abrir espaço para a informação e o diálogo, a campanha busca derrubar mitos, esclarecer dúvidas e incentivar a decisão consciente sobre a doação, evidenciando que um único gesto pode salvar várias vidas.

Doação

A doação é regulamentada pela Lei nº 9.434/97 e pelo Decreto nº 9.175/2017, que dispõem sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

Podem ser doados órgãos como rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de tecidos como córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical. Alguns desses atos podem ser feitos ainda em vida, como a doação de rim, parte do fígado ou da medula óssea.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp