TJTO realiza programação de incentivo à doação de órgãos e tecidos


O mês de setembro também é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Para marcar a data, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde promoveu, nesta terça-feira (30/9), um evento especial.

A programação foi conduzida pela médica chefe do Centro de Saúde do TJTO, Elaine Ferreira, que destacou a importância do debate.

“A doação de órgãos é, sem dúvida, a sentença de vida mais poderosa que podemos proferir. É a decisão que transforma um fim em um novo começo”.

Recheada de informações, o evento contou com a apresentação do panorama estadual da doação de órgãos, proferida pelo médico responsável técnico da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Márcio Augusto. A médica oftalmologista do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), Ana Beatriz Dias falou sobre a doação de córneas, atualmente o único transplante realizado no Tocantins. Já o médico hematologista da Hemorrede do Tocantins, Rodolfo Vargas trouxe orientações sobre a doação de medula óssea.

Os participantes ouviram testemunhos e depoimentos de pessoas que permitiram e receberam a doação de córneas, e ainda, puderam realizar exame de auto refração, ampliando o caráter preventivo e de cuidado com a saúde visual.

A programação também se estendeu à Comarca de Araguaína, onde a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Araguaína, Lunary Neves Maciel Baum, abordou sobre o cenário local da doação de órgãos.

Doação de órgãos e tecidos

A doação de órgãos e tecidos é regulamentada pela Lei nº 9.434/1997 e pelo Decreto nº 9.175/2017, que tratam da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Podem ser doados órgãos como rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de tecidos como córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical.
Algumas dessas doações podem ser feitas ainda em vida, como é o caso da doação de rim, parte do fígado ou da medula óssea.

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp