TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as comarcas de Wanderlândia e Itaguatins para abertura do projeto JUS em Ação – unidos pela Justiça, comprometidos com a sociedade. A iniciativa realizada em 2025 nas comarcas de entrância inicial visa contribuir com a produtividade, promover o cuidado com a saúde de servidores(as) e magistrados(as), além de realizar um Dia “D” de ações com foco na oferta de serviços e atendimentos gratuitos à população. 

“O objetivo deste projeto é claro: elevar a produtividade e ampliar o alcance da Justiça, garantindo respostas mais céleres e eficazes à população. E esse processo passa pelo cuidado com a saúde física e mental dos servidores e magistrados, além da aproximação do Judiciário com o cidadão”, ressaltou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Visando aprimorar processos, durante os encontros a Coordenadoria de Gestão Estratégica (Coges/TJTO) apresentou as principais estatísticas de cada localidade, como número de processos distribuídos, julgados e baixados, além do tempo médio de tramitação. 

“O projeto contribui para a elevação da produtividade. É muito importante que, nessas comarcas, estabeleçamos junto com os colegas estratégias para melhorar a tramitação dos processos e reduzir o tempo médio de duração, sem perder de vista a qualidade e a humanização da Justiça”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência, Ariostenis Guimarães Vieira, responsável pela coordenação jurisdicional do projeto.

Para o juiz diretor do Foro de Wanderlândia, José Carlos Ferreira Machado, o projeto fortalece as comarcas do interior e aproxima o Judiciário da população. 

“A gente se sente honrado e de portas abertas para receber o projeto JUS; eu sei da grandiosidade dele. Tem um ditado que diz que a gente tem que ver as pessoas pelos olhos da gente, e é isso que a senhora está fazendo. Nossa gratidão”, disse o magistrado.

O juiz diretor do Foro de Itaguatins, Jorge Amâncio de Oliveira, agradeceu a inclusão da comarca no projeto Jus em Ação e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das relações institucionais.

“É um trabalho muito interessante e, acima de tudo, humano. A convivência entre os servidores do TJTO e os da comarca traz benefícios para todos, amplia o conhecimento e aproxima o judiciário da população de Itaguatins”, ressaltou o diretor.

Dia D

O JUS em Ação conta com programação especial no Dia “D” – encerramento do projeto em cada comarca. A data é marcada por mutirões de conciliação e mediação, atendimentos e serviços gratuitos à sociedade, ações de conscientização sobre a violência doméstica e uso de drogas, além de programação voltada à saúde e bem-estar de magistrados(as) e servidores(as). A iniciativa conta com a participação de diversas instituições parceiras, como o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), as Secretarias Estaduais de Educação (SEDUC),e de Segurança Pública (SSP-TO), o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

“Quero parabenizar pelo projeto. Realmente vai trazer para a sociedade cidadania, acima de tudo. Estamos à disposição para somar e entregar à sociedade o acesso à Justiça e à cidadania”, destacou o tabelião André Luis Fontonella.

Itaguatins e Wanderlândia encerram a programação do JUS em Ação em 2025. Ao longo do ano, o projeto passou pelas comarcas de Goiatins, Xambioá, Arapoema e Novo Acordo.

Na comarca de Itaguatins, o Dia “D” será em 26 de novembro, no Fórum da cidade. Em Wanderlândia, a ação será realizada no dia 28 de novembro. 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp