TO é um dos estados com maior número de inscritos no Prêmio Educador Transformador | ASN Tocantins


O Tocantins está entre os estados da federação que mais tiveram participações no Prêmio Educador Transformado. O Estado registrou um total de 163 professores inscritos, ficando atrás apenas dos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O prêmio é uma iniciativa realizada pelo Sebrae, com o apoio da Bett Brasil e o Instituto Significare. O objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores que estejam alinhados aos princípios da Educação Empreendedora e que sejam desenvolvidos por professores em instituições de ensino públicas ou privadas.

Durante as inscrições, que finalizaram no último dia 19, os professores tiveram a chance de inscreverem um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Na próxima fase, a estadual, serão reconhecidos os três primeiros lugares de cada categoria, após esse processo, os primeiros lugares de cada categoria concorrerão à etapa regional.

Após essa etapa, o prêmio selecionará os 35 educadores vencedores da primeira colocação de cada categoria na fase regional. Eles irão participar do Bett Brasil 2024, onde ocorrerá a cerimônia nacional de premiação que determinará os vencedores finais do prêmio.

Por fim, os candidatos selecionados em 1º, 2º e 3º lugares na Etapa Nacional receberão certificado de participação e o primeiro colocado em cada uma das sete categorias receberá um troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação empreendedora e um notebook.

Para a analista do Sebrae Izana Assunção, a quantidade de professores inscritos do Tocantins retrata o compromisso desses educadores em levar inovação e comportamentos empreendedores para a sala de aula. “Já acompanhamos mais de 180 escolas com o programa ALI Educação Empreendedora. Por meio dessa ação, incentivamos o protagonismo dos professores para que eles relatem suas práticas transformadoras. Ratificamos também as políticas públicas de educação no Estado, que com o mesmo objetivo reconheceram os professores, através do Prêmio Escola que transforma. Ou seja, estas iniciativas valorizam e empoderam o educador tocantinense”, finaliza.

Educação Empreendedora Sebrae

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.



Fonte

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp