Tocantins já registrou 1.642 acidentes de trabalho neste ano

Data foi instituída em 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho

Nesta quarta-feira, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) faz um alerta para a população sobre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), “acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Além disso, as doenças ocupacionais podem ser enquadradas nessa categoria”.

Segundo levantamento do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Tocantins, até o dia 25 de julho de 2022, foram registrados 1.642 acidentes de trabalho, sendo 20 mortes notificadas. Dentre as principais funções mais expostas aos acidentes estão: trabalhador da agropecuária; pedreiro; serralheiro; motorista de caminhão; servente de obras; técnico em enfermagem; enfermeiro; assistente administrativo; auxiliar de enfermagem; empregada doméstica.

Para a Gerente da Saúde do Trabalhador, Magna Dias Leite, esses números alarmantes são ainda maiores, pois se estima uma subnotificação de acidentes de trabalho em torno de 80%. “É de suma importância lembramos este dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, pois são acidentes evitáveis, para tanto, toda a sociedade brasileira deve ter o compromisso de contribuir com as Políticas Públicas que promovem a saúde dos trabalhadores e previnem acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, como a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador”.

No âmbito dos serviços da saúde, “A SES-TO possui um trabalho específico voltado para acidentes de trabalho, com o acompanhamento de servidores, e, caso ocorra o acidente de trabalho, é prestado um serviço completo com o encaminhamento para unidade de saúde, investigação e a notificação do ocorrido, para que haja melhor assistência”, explicou a técnica de Segurança do Trabalho do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), Raiana Yelle Sousa.

A técnica lembra ainda que “o Núcleo trabalha constantemente orientando trabalhadores sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados e, ainda, a importância do uso de equipamento de proteção individual”.

No Tocantins, a Rede de Saúde do Trabalhador é composta por Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual, Regional Araguaína e Municipal de Palmas, com apoio das Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador dos Municípios, que desenvolvem ações de investigação, prevenção e análises de acidentes de trabalho, inclusive de vigilância em ambientes e processos de trabalho em parceria com a intersetorialidade, com destaque para o Ministério Público do Trabalho, Controle Social, sindicatos e movimentos sociais.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.