Categories: Estado

Tocantins participará da 1ª Semana de Regulação Fundiária


A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) participa, de 28 de agosto a 1º de setembro, da Semana Nacional de Regulação Fundiária – Solo Seguro, promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça. Esta é a primeira edição do mutirão que visa concentrar esforços para promover a legalização de núcleos informais de habitação.

A Semana foi instituída no mês de abril por meio do Provimento nº 144/2023 e deverá ocorrer anualmente nos Estados que formam a Amazônia Legal. Durante o mutirão, as Corregedorias-Gerais da Justiça deverão concentrar suas atividades nos atos de regularização fundiária, assim como promover a realização um Seminário de Governança Fundiária para fomentar o compartilhamento de informações a respeito da temática com acadêmicos, especialistas e pessoas atuantes na área. A Corregedoria Nacional de Justiça ainda vai entregar o Prêmio Solo Seguro aos magistrados que inscreverem as cinco melhores práticas voltadas à regularização fundiária.

A iniciativa faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária, que visa promover um diálogo permanente entre a administração pública e a sociedade para o enfrentamento da grilagem de terras. O programa também tem como objetivo fortalecer a governança fundiária, a promoção da Justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.

Para a vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargadora Maysa Vendramini Rosal – corregedora-geral da Justiça do Tocantins, a mobilização promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça deverá contribuir sobremaneira para o impulsionamento dos processos relacionados à regularização fundiária. “Iniciativa de extrema importância, principalmente na região Norte do País, onde a legalização dos núcleos informais, sejam urbanos ou rurais, é uma necessidade urgente”, ressaltou. 

Tocantins

No Tocantins, o Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da CGJUS (Nupref) conta hoje com a parceria de 110 dos 139 Municípios do estado. A expectativa, durante a semana, é entregar aproximadamente 1,5 mil títulos de legitimação fundiária.

“Vamos realizar a entrega de títulos em várias cidades do estado durante a semana, além de promover o reconhecimento de Municípios e cartórios parceiros que mais títulos emitiram desde o início do programa em 2018 com o Selo de Responsabilidade Social Quem Regulariza Dignifica. Também realizaremos reuniões públicas com cidadãos que podem ser beneficiados com a regularização fundiária e capacitação com as equipes das prefeituras que nos apoiam nas ações”, explicou o coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

11 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

12 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

13 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

13 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

14 horas ago