» Tribunal capacita contadores e servidores em curso sobre Contabilidade Pública


Tribunal capacita contadores e servidores em curso sobre Contabilidade Pública

5 Visualizações

Publicado: 7 de dezembro de 2023 – Última Alteração: 7 de dezembro de 2023

Primeiro dos três módulos do curso foi aplicado nesta quinta-feira, 7

Com objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre critérios estabelecidos na legislação relacionados à inscrição de fontes de recursos, restos a pagar, despesas de exercícios anteriores entre outros temas, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro, começou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o curso sobre Contabilidade Pública destinado a contadores, gestores e servidores de todo o Estado. A capacitação no formato on-line, segue nesta sexta-feira, 8, e dia 13.   

A instrutora do curso é a assessora especial de gabinete de conselheiro e mestre em Contabilidade Empresarial com especialização em Contabilidade, Auditoria e Controladoria em Administração Política Tributária, Sônia Lima da Costa.  Ela explicou que a capacitação foi dividida em três módulos, um tema para cada dia, sendo dividido da seguinte forma: Fonte de Recursos; Restos a pagar; Despesas de Exercícios Anteriores. “Esses módulos estão interligados”, explicou.

Durante o primeiro dia de curso Sônia Lima interagiu com os participantes respondendo perguntas sobre o tema e também tirando dúvidas que surgiam no decorrer da aula. Um dos assuntos abordados foi a padronização das Fontes de Recursos para municípios e governo do Estado (portarias STN 710/2021 e 925/2021). Além disso, ela abordou a Portaria nº467/2021 do TCE/TO e suas atualizações. “A padronização é obrigatória pelas normas do STN desde o exercício de 2023 e pelo Tribunal de Contas desde 2022. Vocês já tiveram a iniciação e agora o objetivo é atualizar sobre esses procedimentos”, destacou. 

O curso segue nesta sexta-feira, 8, a partir das 9 horas, com transmissão no canal do Youtube do Instituto.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp