A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (12) o projeto que reconhece o município paulista de Cruzeiro como Capital da Revolução Constitucionalista de 1932. O PL 5.844/2023, da Câmara, recebeu voto favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e agora segue para sanção presidencial, a menos que haja pedido para votação no Plenário do Senado. A reunião foi presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado promovido contra o governo de Getúlio Vargas em 1932 e que tinha o objetivo de levar à convocação de uma assembleia constituinte, conforme o próprio governo havia prometido, mas não tinha cumprido. Na ocasião, Vargas era o líder do governo provisório, após ter derrubado o governo de Washington Luís por meio de um golpe de estado. Os conflitos começaram em 9 de julho — data que hoje é feriado estadual em São Paulo — e duraram até 2 de outubro, quando as tropas constitucionalistas se renderam.
A Assembleia Constituinte foi convocada e em 1934 foi promulgada uma nova Constituição. Esta, no entanto, durou pouco: três anos depois Getúlio Vargas promoveu um novo golpe de Estado e passou a governar como ditador.
De acordo com Pontes, a cidade de Cruzeiro teve grande importância no conflito, sendo palco de algumas das mais sangrentas batalhas da guerra.
— A Revolução de 1932 importa para todos nós, brasileiros, porque significou a luta por uma nova constituição brasileira, uma que fosse feita de acordo com os ditames da democracia. Tratava-se da defesa da democracia, da liberdade e das instituições públicas em um país marcado desde sempre pela tradição autoritária e oligárquica.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Prefeitura de Palmas integra Conselho Consultivo do Centro de Inovação da Fapto InovaFapto objetiva consolidar…
Parque Solar Municipal de Palmas é exemplo de energia sustentável em painel temático na conferência…
A manhã do segundo dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos começou intensa e…
Prefeitura capacita servidores de Recursos Humanos para atuação no Censo Cadastral Censo será realizado no…
Campanha “Dignidade Menstrual” arrecada mais de 3 mil itens e beneficia mulheres atendidas pela Casa…
A 2ª edição do Mutirão de Negociação Fiscal da Comarca de Gurupi (Refis 2025), realizada…