‘Velha Guarda do BRT’: Prefeitura do Rio seleciona idosos para orientar usuários no transporte carioca


Programa começou a funcionar nesta quarta-feira e conta com 36 mulheres e 8 homens para atentar para o uso consciente do serviço

Divulgação/Beth SantosVelha Guarda do BRT
Prefeito do Rio, Eduardo Paes, no lançamento do programa ‘Velha Guarda do BRT’

Inspirada na Velha Guarda do Samba que reverencia e protege o mais brasileira dos ritmos, a Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro lançou, nesta quarta-feira, 5, o projeto “Velha Guarda do BRT“, cujo objetivo é  zelar e sensibilizar a população carioca sobre o uso consciente do transporte público por meio da terceira idade. “Esse é um esforço para fortalecermos cada vez mais o espírito de cidadania, a compreensão de que as coisas não são da prefeitura, elas são da população”. “A prefeitura paga as coisas com o dinheiro do imposto da população. Se as pessoas não cuidam, o dinheiro deixa de ser gasto em outras funções da administração para serem gastos em consertos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD). A primeira fase da iniciativa conta com 44 agentes, em 12 estações, que atuarão em dupla nos seguintes horários: das 8h às 10h, das 13h às 15h e das 15h às 17h. São 36 mulheres e 8 homens com idade média de 68 anos.

Além disso, a “Velha Guarda do BRT” também vai auxiliar no embarque e desembarque de grupos prioritários e, com isso, contribuir para o exercício da cidadania. “É mais um esforço da Prefeitura para que as pessoas tenham consciência sobre a boa utilização do BRT. Já estamos transportando 328 mil passageiros em dias úteis, então é importante que a Prefeitura ofereça um transporte com qualidade e segurança, e as pessoas exerçam o direito de cidadania, preservando o bem público”, disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin. “Espero que o diálogo com a população seja de forma tranquila, mas sabemos que, em determinados momentos, isso não vai acontecer. Mas não estamos no BRT para confronto ou briga. O papel da Velha Guarda do BRT é educar da melhor maneira possível”, disse a Agente Experiente Denise Alves da Silva, de 61 anos. A segunda fase do programa “Velha Guarda do BRT” está prevista para ser realizada até dezembro, com 60 Agentes Experientes, espalhados em 16 estações.





FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp