Vice-presidente do TJTO visita Núcleo de Acolhimento Psicossocial do Poder Judiciário
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Jacqueline Adorno, visitou nesta segunda-feira (19/05) o Núcleo de Acolhimento Psicossocial (NAPsi) do Poder Judiciário. Visando garantir atendimento e acompanhamento psicológico a servidores e magistrados, a estrutura conta com uma equipe multidisciplinar.
Durante a visita, a desembargadora teve acesso a dados atualizados sobre os atendimentos do Núcleo desde a sua implantação, em novembro de 2020. Em quatro anos e meio de operação, já foram realizados quase 6 mil atendimentos, sendo 124 apenas neste ano. As principais demandas estão relacionadas à ansiedade, conflitos familiares, questões ligadas ao trabalho, luto, depressão e cuidados com filhos atípicos.
“Foi muito interessante vir conhecer essa proposta de trabalho, que considero tão importante para tudo o que desenvolvemos hoje. Todos vivem sob pressão e as questões relacionadas à saúde mental estão se tornando cada vez mais prevalentes. Precisamos dar atenção a isso, não só aos nossos servidores, mas também aos magistrados. É bom saber que o Tribunal está preocupado com essa questão e conta com uma equipe tão capacitada em um ambiente acolhedor”, enfatizou a vice-presidente.
Apoio à Saúde Mental
O NAPsi tem como foco a promoção da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores do TJTO, oferecendo psicoterapia breve, acompanhamento psicológico, além de orientações sociais e psiquiátricas. A equipe é composta por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
O psicólogo Tássio de Oliveira Soares destacou a importância de serviços como o NAPsi no ambiente de trabalho. “A sustentabilidade emocional é fundamental. O trabalho gera desgaste, cobranças e estresse, mas não podemos permitir que isso afete o funcionamento psicológico das pessoas. Nosso trabalho aqui no NAPsi é ajudar os servidores e magistrados a perceberem esses sinais de alerta, para que busquem ajuda antes que o desgaste se torne insustentável”, explicou
O NAPsi visa proporcionar um espaço de acolhimento e suporte psicológico para todos que fazem parte do Tribunal. Para agendar um atendimento, os servidores podem entrar em contato com o Núcleo pelos telefones (63) 3142-1468 ou pelo WhatsApp (63) 3142-1467.
Comentários estão fechados.