vice-presidente e juíza do TJTO são homenageadas na Aleto


Homenagens e reconhecimentos às mulheres tocantinenses marcaram a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (7/3), pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A solenidade teve o propósito de relembrar o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta sexta-feira, 8 de março. A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, e a juíza Ana Paula Brandão Brasil, da Comarca de Palmas, foram homenageadas. 
Concedida a dezenas de mulheres, as homenagens foram por meio da entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, entregues a mulheres de diferentes áreas de atuação, que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.

“Receber o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva é uma responsabilidade que assumo com humildade e compromisso, em tributo a todos aqueles e todas aquelas que acreditam no poder da igualdade, da justiça e da solidariedade. Que possamos celebrar todos os dias a grandeza do universo feminino, a beleza e a resiliência que nos tornam únicas em nossas essências”, agradeceu a desembargadora.

Após abrir a sessão, o presidente da Aleto, Amélio Cayres, passou a condução dos trabalhos para a deputada Vanda Monteiro. A deputada Cláudia Lelis também teve assento à Mesa Diretora, assumindo a primeira secretaria.

Em seus discursos, os deputados ressaltaram a importância do papel da mulher nos diferentes segmentos da sociedade, em especial, no meio político. Amélio Cayres destacou a necessidade de que a mulher passe a ocupar mais espaços não só na política brasileira, como na tocantinense.
Uma das homenageadas, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também abordou sobre a necessidade de aumentar a participação feminina no processo político. Foi além, citando o percentual instigador: “Somos 72% mais preparadas que os homens que nos representam: em formação, com graduação e pós-graduação, além de comprovada experiência diante do serviço público”.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, abordou as lutas e conquistas adquiridas pelo sexo feminino, ao longo dos anos. E destacou a proatividade e a garra das tocantinenses.

Diploma

O Diploma foi instituído pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011. Faz referência à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, popularmente conhecida como Dona Miúda, líder comunitária da Comunidade Mumbuca, Região do Jalapão.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp