vice-presidente e juíza do TJTO são homenageadas na Aleto

[ad_1]

Homenagens e reconhecimentos às mulheres tocantinenses marcaram a sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (7/3), pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A solenidade teve o propósito de relembrar o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta sexta-feira, 8 de março. A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, e a juíza Ana Paula Brandão Brasil, da Comarca de Palmas, foram homenageadas. 
Concedida a dezenas de mulheres, as homenagens foram por meio da entrega do “Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva”, entregues a mulheres de diferentes áreas de atuação, que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.

“Receber o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva é uma responsabilidade que assumo com humildade e compromisso, em tributo a todos aqueles e todas aquelas que acreditam no poder da igualdade, da justiça e da solidariedade. Que possamos celebrar todos os dias a grandeza do universo feminino, a beleza e a resiliência que nos tornam únicas em nossas essências”, agradeceu a desembargadora.

Após abrir a sessão, o presidente da Aleto, Amélio Cayres, passou a condução dos trabalhos para a deputada Vanda Monteiro. A deputada Cláudia Lelis também teve assento à Mesa Diretora, assumindo a primeira secretaria.

Em seus discursos, os deputados ressaltaram a importância do papel da mulher nos diferentes segmentos da sociedade, em especial, no meio político. Amélio Cayres destacou a necessidade de que a mulher passe a ocupar mais espaços não só na política brasileira, como na tocantinense.
Uma das homenageadas, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também abordou sobre a necessidade de aumentar a participação feminina no processo político. Foi além, citando o percentual instigador: “Somos 72% mais preparadas que os homens que nos representam: em formação, com graduação e pós-graduação, além de comprovada experiência diante do serviço público”.

Representando o governador Wanderlei Barbosa, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, abordou as lutas e conquistas adquiridas pelo sexo feminino, ao longo dos anos. E destacou a proatividade e a garra das tocantinenses.

Diploma

O Diploma foi instituído pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011. Faz referência à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, popularmente conhecida como Dona Miúda, líder comunitária da Comunidade Mumbuca, Região do Jalapão.

[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.