Visita a exposições artísticas em polos da Fundação Cultural de Palmas são opções para o Dia Nacional das Artes | Prefeitura Municipal de Palmas
Visita a exposições artísticas em polos da Fundação Cultural de Palmas são opções para o Dia Nacional das Artes
Tanto o Espaço Cultural e o Espaço Mais Cultura, na Capital, quanto a Casa da Cultura, em Taquaruçu, estão com eventos gratuitos para visitação
O Dia Nacional das Artes é comemorado, no Brasil, em 12 de agosto. Em Palmas, as manifestações artísticas são celebradas diariamente pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) a partir de políticas públicas do Executivo Palmense que possibilitam à população da Capital o acesso a eventos culturais de diversas maneiras. Uma destas formas é a oferta de exposições de arte gratuitas, como as que estão disponíveis para visitação no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no Espaço Mais Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, e na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis.
No hall de entrada do Espaço Cultural, que fica na Avenida Teotônio Segurado, a ‘Mostra Didática de Artes Visuais’ apresenta 35 obras de autoria de alunos dos cursos de desenho e pintura do Centro de Criatividade da FCP, que, atualmente, atende a mais de duas mil pessoas com vagas gratuitas em cursos de iniciação artística nas áreas da música, teatro, dança, artes visuais, artesanato e pintura. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.
Ainda no Espaço Cultural, mas a partir da sexta-feira, 15, e na Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), terá início a ‘Entremeio’, exposição que apresenta criações de diferentes fases da vida do artista visual Ronan Gonçalves, professor do próprio Centro de Criatividade. Fundado em 2015, o Nila já recebeu mais de 70 exposições de artistas nacionais e tocantinenses e fica aberto ao público das 8 às 19 horas.
Mais Cultura
Já no Espaço Mais Cultura, localizado na Quadra Arse 131 (1304 Sul), encontra-se disponível para visitação pública gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, a exposição ‘Natureza Urbana, Palmas Cidade em Cores’. Ao todo, são 25 obras, entre esculturas e pinturas em telas e telhas que contemplam, essencialmente, a fauna e a flora tocantinenses, todas de autoria da artista Maria do Rosário Madureira Leite, a Madu, que iniciou os estudos na área da pintura justamente nas turmas de iniciação artística no Mais Cultura, em 2016, com o professor Ronan.
Casa da Cultura
Para os que vivem em Taquaruçu ou estão visitando o distrito também há exposição a ser contemplada: a ‘Memórias da criação de Palmas e do Tocantins: fotos do acervo do município de Palmas – Tocantins’. Esta mostra fotográfica se encontra na Casa da Cultura, que fica na Praça Joaquim Maracaípe, e faz parte das ações em comemoração pelo 36º aniversário da capital tocantinense. Este núcleo de cultura funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
‘Ver e viver a arte’
Presidente da FCP, Luara Aquino enfatiza que as políticas públicas culturais devem ser incessantes e sempre focadas tanto na promoção do acesso da população às atividades artísticas quanto na inserção deste mesmo público no mundo do fazer artístico.
“Sempre planejamos e aplicamos nossas políticas públicas pensando na entrega da arte e na oferta da vivência do fazer artístico; é o ver e o viver a arte. Toda pessoa tem em si um dom que se conciliado a uma oportunidade pode fazer nascer um artista. A Madu é um belíssimo exemplo disto”, ressalta Luara em referência à autora da exposição ‘Natureza Urbana, Palmas Cidade em Cores’.
Serviço:
– Espaço Cultural José Gomes Sobrinho: Avenida Teotônio Segurado, próximo à Feira da Quadra 304 Sul.Telefone: (63) 3212-7305.
– Espaço Mais Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém: Quadra Arse 131 (1304 Sul), APM 25, 25 e 27, Rua 8. Telefone: (63) 3212-7315.
– Casa da Cultura Professora Maria dos Reis: Praça Joaquim Maracaípe, distrito de Taquaruçu. Telefone: (63) 3212-7313.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Iara Cruz



Comentários estão fechados.