XVII Encontro do Consepre inicia com palestra do Ministro Luís Roberto Barroso e foco em sustentabilidade, inclusão e transformação digital


O XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) teve início nesta segunda-feira (6/10), em Salvador, com o objetivo de debater assuntos de relevância para a gestão do Poder Judiciário. O tema central desta edição é “Judiciário do Futuro: Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”. 

A abertura ocorreu no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, onde o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu a conferência magna “O Poder Judiciário como Agente de Transformação Social e Ambiental”.  

“O Judiciário não pode viver isolado da sociedade. Eu gosto de dizer que o Judiciário não pode ser subordinado à opinião pública porque nós temos deveres com a Constituição, com a legislação, e tomamos decisões que, eventualmente, podem não ser as mais populares. Mas isso não quer dizer que não devamos estar sintonizados e sermos permeáveis ao que a sociedade pensa e deseja. Há um equilíbrio importante aqui e penso que sustentabilidade, inovação e inclusão são temas de preocupação da sociedade e, portanto, do Judiciário”, afirmou o Ministro Barroso. 

Anfitriã do evento, a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, também destacou em sua fala a importância da inclusão e da sustentabilidade no Judiciário e o papel da Justiça na garantia dos direitos constitucionais ao cidadão. 

“A sustentabilidade e a inovação são a chave para implementação dessa nova visão do Poder Judiciário do futuro que tem como grande desafio a inclusão. Inclusão tecnológica, inclusão das pessoas idosas, inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, certamente, se apresentam como questões a serem enfrentadas pelo Poder Judiciário”, afirmou a Magistrada que exerce o cargo de Vice-Presidente de Cultura do Conselho.

Representando o Tocantins, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a atenção do TJTO à temática desta edição do Consepre e reforçou a relevância de todo o Judiciário manter o foco nos princípios da sustentabilidade, da inclusão e da transformação digital. “Esses são caminhos indispensáveis para avançarmos rumo a uma Justiça cada vez mais efetiva e capaz de responder aos anseios da sociedade”, enfatizou.

Também participam do XVII Consepre o juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho, a chefe de gabinete da Presidência, Lívia Guimarães, e a diretora de Comunicação do Tribunal, Paula Bittencourt. 

Homenagens

Durante a solenidade de abertura, o Ministro Luís Roberto Barroso foi homenageado com a Medalha de Reconhecimento do Consepre por seus méritos na presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele também recebeu um livro que registra os feitos do seu mandato, encerrado no final de setembro. 

Também foram homenageados com a Medalha de Reconhecimento do Consepre a Desembargadora Nélia Caminha Jorge (TJAM) e os Desembargadores João Benedito da Silva (TJPB) e Luiz Fernando Tomasi Keppen (TJPR), ex-Presidentes do colegiado. Já o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o Prefeito de Salvador, Bruno Reis, foram agraciados com a Medalha do Mérito Judiciário do Estado da Bahia, honraria concedida pelo TJBA a personalidades por seus relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário. 

Programação

A programação do XVII Encontro do Consepre prossegue com atividades até quarta-feira (8). Nesta terça-feira (7/10), será realizada uma reunião com o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell Marques, e painéis com os Ministros Carlos Pires Brandão e Teodoro Silva Santos, todos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além da Conselheira Daiane Nogueira de Lira e dos Conselheiros João Paulo Schoucair, José Edivaldo Rotondano e Pablo Coutinho Barreto, do CNJ. 

O último dia do XVII Encontro do Consepre será destinado a reuniões reservadas entre os participantes e, por fim, à leitura da Carta de Salvador, documento que agrupará as conclusões resultantes dos três dias de atividades.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp