Secretaria da Educação de Palmas orienta mães sobre amamentação em cmei da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Secretaria da Educação de Palmas orienta mães sobre amamentação em cmei da Capital

Encontro faz parte da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial da Alimentação

Técnicos da alimentação escolar da Secretaria Municipal da Educação  de Palmas (Semed) e mães de crianças do berçário do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sonho de Criança, participaram de um bate-papo na tarde desta quinta-feira, 28. O encontro, realizado na unidade localizada no setor Morada do Sol, faz parte da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial da Alimentação.

Dentre os temas abordados, os cuidados na amamentação e a importância dessa prática nos primeiros dois anos de vida da criança ganharam destaque.

“No âmbito da Semana da Alimentação, promovemos uma ação direcionada às mães, abordando a amamentação. Discutimos a importância da amamentação, bem como as recomendações sobre o uso de mamadeiras, destacando a orientação da escola de não incentivar seu uso. Adicionalmente, abordamos a temática da alimentação saudável, incluindo a introdução alimentar, suas etapas e os alimentos recomendados”, pontua a nutricionista Alessandra Abreu, técnica responsável pelo Cmei.

Na ocasião, a equipe da Semed apresentou às mães a proposta de alimentação do Cmei, que segue os princípios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e promove uma dieta balanceada com alimentos nutritivos, visando garantir que as crianças recebam todos os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. O foco é oferecer “comida de verdade” para promover a saúde e o bem-estar infantil.

Para a professora de ensino médio Márcia Letrícia Gomes Barbosa, mãe de aluno do berçário, o tema é fundamental. “A transição da amamentação, a cultura familiar e as tradições, como as de nossos pais, frequentemente nos conduzem à ideia de introduzir a mamadeira e crescemos com essa perspectiva e, naturalmente, podemos considerar a sua continuidade, porém, as informações recebidas hoje foram de grande importância para, inclusive, uma mudança de comportamento. Discutirei o assunto em casa, visando evitar infecções intestinais e os potenciais impactos na dentição da criança, aspectos que reconhecemos ser essenciais para o desenvolvimento infantil”, afirma.

Texto: Juscelene Melo

Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp