Prefeitura de Palmas promove encontro com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas promove encontro com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto
Realizado nesta quinta-feira, 2, no Núcleo de Atendimento Integrado, encontro abordou questões relacionadas à saúde mental
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), e equipe do Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, promoveu nesta quinta-feira, 2, no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), mais um encontro do Grupo Reflexivo dos Serviços de Medidas Socioeducativas. A iniciativa contou com a participação de acadêmicas de enfermagem da Ulbra Palmas, que ministraram palestra sobre ansiedade e depressão voltada a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto como a Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC).
Para a gerente de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do NAI, Lídia Xavier, o intuito do projeto é trabalhar a ressocialização desse público. “A proposta é que esses encontros contribuam para o desenvolvimento pessoal deles, além de reintegrá-los à sociedade”.
A acadêmica de enfermagem Mickaille Xavier Oliveira explica que o tema tratado surgiu a partir de uma pesquisa no âmbito da universidade. “Decidimos abordar sobre saúde mental após estudos que realizamos apontarem que um em cada sete adolescentes relatam frustrações por causa da ansiedade e consequentemente da depressão”, pontua.
Os encontros são quinzenais e contam com parceiros como a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Ulbra Palmas. “São grupos reflexivos que acontecem junto com os responsáveis por esses adolescentes ou somente com os assistidos, conforme a temática a ser desenvolvida”, esclarece a pedagoga e psicóloga que atua no NAI, Ângela Campos.
Proteção social
O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Palmas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), por meio da Superintendência de Proteção Social Especial. Atualmente, 41 adolescentes estão em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.
Texto: France Santiago
Edição: Iara Cruz
Comentários estão fechados.