Judiciário tocantinense leva inovações e boas práticas à Expojud 2025


O Poder Judiciário do Tocantins marca presença na Expojud 2025, maior encontro de tecnologia e inovação voltado ao ecossistema da Justiça, onde apresenta iniciativas que traduzem, na prática, o compromisso institucional com a modernização, a transparência e a eficiência dos serviços prestados à sociedade. O evento começou nesta terça-feira (14/10) e segue até quinta-feira (16/10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).

Entre os destaques do Judiciário tocantinense está o projeto Giseli, Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente, a Inteligência Artificial Extrajudicial do Tocantins. A ferramenta, apresentada em estande pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf), permite a análise em larga escala dos atos praticados nos cartórios, otimizando fluxos e aprimorando a gestão de dados no âmbito das serventias.

A Dtinf também terá papel relevante na programação técnica, com palestra ministrada pelo chefe da Divisão de Sistemas do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ângelo Stacciarini. Com o tema “15 anos de Eproc no TJTO”, o servidor compartilhará no evento a trajetória de consolidação do sistema eletrônico processual que se tornou referência nacional.

Na área de Comunicação, o TJTO apresentará suas boas práticas de integração e engajamento institucional. A diretora do Centro de Comunicação Social (Cecom/TJTO), Paula Bittencourt, participará da sala temática de Comunicação, na quinta-feira (16/10), abordando experiências de comunicação interna humanizada, estratégica e alinhada à cultura de inovação.

Inovação e colaboração no ecossistema da Justiça

Nesta edição, o evento deve reunir cerca de três mil participantes, mais de 200 instituições e 120 expositores, em uma programação dinâmica, com cinco palcos simultâneos, cerca de 200 palestrantes, salas temáticas, 25 treinamentos técnicos com certificação e experiências imersivas sobre inteligência artificial, cibersegurança e inovação pública.

A delegação tocantinense é composta por representantes da Corregedoria-Geral de Justiça, coordenados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho e pelo juiz auxiliar da CGJUS, Marcelo Laurito Paro, e integrantes das diretorias de Tecnologia da Informação, Financeira e Comunicação do TJTO. Durante o evento, as equipes participarão de demonstrações, apresentações de cases e trocas de experiências com outras instituições do país.

Voltado a magistrados(as), servidores(as), profissionais das áreas de tecnologia, inovação, comunicação, gestão, finanças, recursos humanos e escolas judiciais, a Expojud 2025 se consolida como um espaço de aprendizado colaborativo e de construção de soluções tecnológicas que impulsionam o futuro da Justiça brasileira.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp