Tribunal de Justiça participa da inauguração do primeiro parque acessível do Tocantins


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, no último sábado (22/11), da inauguração do Parque Acessível Anna Laura, adotado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas. O espaço é o primeiro parque construído com acessibilidade plena para pessoas com deficiência do Tocantins. Do Poder Judiciário, marcaram presença a desembargadora Ângela Prudente e a secretária executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TJTO), Patrícia Idehara, que, na ocasião, representou a presidente da Comissão, desembargadora Angela Haonat.

“O Parque Acessível representa um marco para a cidade de Palmas porque é um espaço pensado desde o início para garantir que todas as crianças, com ou sem deficiência, exerçam o seu direito de brincar com acessibilidade e dignidade, pontuou Patrícia Idehara.  

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria, que atua como voluntária há 19 anos, destacou o esforço coletivo para tornar o parque realidade. “Esse parque é uma grande vitória construída com o esforço de muitas pessoas ao longo dos anos. Quando adotamos o espaço, começamos a buscar as condições necessárias para que a obra se tornasse realidade. É fruto de amor, persistência e compromisso com a inclusão”, declarou a presidente.

O idealizador do projeto, o empresário Rodolfo Henrique Fischer, ressaltou a emoção de ver a iniciativa concretizada na capital tocantinense. “É uma honra estar aqui em Palmas, nesta que é a primeira praça totalmente acessível no Tocantins. Para mim, representa um privilégio e marca mais uma etapa na realização de um objetivo de vida: a homenagem à Anna Laura. Este parque é um presente dela para mim, para nossa família e, principalmente, para os usuários que desfrutarão deste espaço”, ressaltou.

Também esteve presente no evento, a servidora do Laboratório de Inovação do Tribunal (Inovassol), Ana Berenice de Aguiar. 

Projeto Alpapato

O Projeto Alpapato, Anna Laura Parques Para Todos, foi criado em homenagem a Anna Laura Petlik Fischer, filha do empresário Rodolfo Henrique Fischer e da psicóloga Cláudia Petlik Fischer, que faleceu aos 3 anos de idade. A iniciativa conta com o apoio de famílias, instituições e empresas e, desde 2014, já doou parques acessíveis em diversas regiões do país, com recursos próprios e compromisso social.

O parque permite a convivência de crianças com e sem deficiência, oferecendo brinquedos adaptados que estimulam funções motoras, cognitivas e sensoriais, permitindo que compartilhem brincadeiras e experiências, fortalecendo autoestima, autonomia e inclusão. O espaço promove recreação segura, integração social e atividades inclusivas ao ar livre. Este é o 10.º parque instalado no Brasil e o primeiro no Tocantins.

 “Que este parque inspire novas iniciativas e reafirme que a inclusão precisa estar presente desde o planejamento até a execução de todos os projetos, ações e políticas públicas”, finalizou a secretária da Comissão, Patrícia Idehara.

Com informações da Secretaria Estadual da Comunicação 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp