Tribunal de Justiça participa da inauguração do primeiro parque acessível do Tocantins
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participou, no último sábado (22/11), da inauguração do Parque Acessível Anna Laura, adotado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas. O espaço é o primeiro parque construído com acessibilidade plena para pessoas com deficiência do Tocantins. Do Poder Judiciário, marcaram presença a desembargadora Ângela Prudente e a secretária executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TJTO), Patrícia Idehara, que, na ocasião, representou a presidente da Comissão, desembargadora Angela Haonat.
“O Parque Acessível representa um marco para a cidade de Palmas porque é um espaço pensado desde o início para garantir que todas as crianças, com ou sem deficiência, exerçam o seu direito de brincar com acessibilidade e dignidade, pontuou Patrícia Idehara.
A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria, que atua como voluntária há 19 anos, destacou o esforço coletivo para tornar o parque realidade. “Esse parque é uma grande vitória construída com o esforço de muitas pessoas ao longo dos anos. Quando adotamos o espaço, começamos a buscar as condições necessárias para que a obra se tornasse realidade. É fruto de amor, persistência e compromisso com a inclusão”, declarou a presidente.

O idealizador do projeto, o empresário Rodolfo Henrique Fischer, ressaltou a emoção de ver a iniciativa concretizada na capital tocantinense. “É uma honra estar aqui em Palmas, nesta que é a primeira praça totalmente acessível no Tocantins. Para mim, representa um privilégio e marca mais uma etapa na realização de um objetivo de vida: a homenagem à Anna Laura. Este parque é um presente dela para mim, para nossa família e, principalmente, para os usuários que desfrutarão deste espaço”, ressaltou.
Também esteve presente no evento, a servidora do Laboratório de Inovação do Tribunal (Inovassol), Ana Berenice de Aguiar.
Projeto Alpapato
O Projeto Alpapato, Anna Laura Parques Para Todos, foi criado em homenagem a Anna Laura Petlik Fischer, filha do empresário Rodolfo Henrique Fischer e da psicóloga Cláudia Petlik Fischer, que faleceu aos 3 anos de idade. A iniciativa conta com o apoio de famílias, instituições e empresas e, desde 2014, já doou parques acessíveis em diversas regiões do país, com recursos próprios e compromisso social.
O parque permite a convivência de crianças com e sem deficiência, oferecendo brinquedos adaptados que estimulam funções motoras, cognitivas e sensoriais, permitindo que compartilhem brincadeiras e experiências, fortalecendo autoestima, autonomia e inclusão. O espaço promove recreação segura, integração social e atividades inclusivas ao ar livre. Este é o 10.º parque instalado no Brasil e o primeiro no Tocantins.
“Que este parque inspire novas iniciativas e reafirme que a inclusão precisa estar presente desde o planejamento até a execução de todos os projetos, ações e políticas públicas”, finalizou a secretária da Comissão, Patrícia Idehara.
Com informações da Secretaria Estadual da Comunicação



Comentários estão fechados.