Em Araguaína, presidente do TJTO entrega instalação definitiva da CPE Norte e anuncia nomeação de novos servidores
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, entregou nesta quinta-feira (27/11) a instalação definitiva da Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais de Primeiro Grau (CPE Norte), localizada no Fórum de Araguaína. Durante a solenidade, a presidente anunciou também a nomeação de mais seis aprovados(as) no concurso do quadro geral do Poder Judiciário. A medida sinaliza a continuidade das ações da atual gestão em prol da valorização do corpo funcional e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
A CPE Norte reúne atualmente 44 servidores(as) responsáveis pelo suporte à atuação de 14 magistrados(as) de 12 comarcas da região norte do Estado. A nova estrutura amplia significativamente o espaço de trabalho e oferece melhores condições para o desempenho das atividades.
“É uma honra estar aqui em Araguaína, segunda maior comarca do Estado, para entregar não apenas um espaço físico, mas melhores condições de trabalho. O servidor merece atuar com dignidade e conforto para oferecer a melhor entrega ao cidadão”, afirmou a desembargadora Maysa Vendramini ao destacar a importância da valorização profissional.
Produtividade e impacto regional
A CPE Norte impacta direta e indiretamente cerca de 580 mil habitantes. Nos últimos dois anos, registrou uma média de 500 mil atos processuais por ano, resultado comemorado pelo coordenador da Central, juiz Herisberto e Silva Furtado Caldas.
“A CPE tem desenvolvido um trabalho diferenciado. Implementamos um modelo de gestão inovador, adaptado da experiência de estados como Rondônia e Mato Grosso, e isso impulsionou a produtividade. Hoje é um dia de alegria e de reconhecimento, a CPE é dos servidores, é do Judiciário, é nossa”, destacou o coordenador.
Com destaque para a eficiência institucional, o diretor do Foro de Araguaína, juiz Fabiano Ribeiro, salientou que: “o que era bom, ficou melhor”. “É de grande importância a forma como a gestão interage, integra e valoriza o servidor. Estamos aqui para atender o cidadão, finalizou.
Representando os(as) servidores(as), Leonardo Limiro destacou o significado da nova estrutura e do reconhecimento institucional. “Chegamos quase como um projeto piloto e construímos vínculo e compromisso. Hoje não inauguramos apenas um espaço físico, mas consolidamos um trabalho que deu certo. Estamos prontos para contribuir cada vez mais com o Poder Judiciário do Tocantins”, afirmou.
Nova estrutura: mais espaço, mais eficiência
A obra, iniciada em novembro de 2024 e executada pela Diretoria de Obras do TJTO, conta com 528,29 m² e capacidade para abrigar até cinco coordenadorias e um total de 100 servidores(as).
Instalada em fevereiro de 2024 pela Resolução nº 19/2021, a CPE Norte tem ampliado a agilidade na tramitação processual em apoio às comarcas de Ananás, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Augustinópolis, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Goiatins, Itaguatins, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá.
Valorização e cuidado integral
A entrega das novas instalações foi acompanhada de uma tarde dedicada ao bem-estar dos servidores da CPE. Com foco na promoção da saúde física e emocional, a programação contou com ginástica laboral, conduzida pelas fisioterapeutas do Cesau, Hozana Lemos e Sandra Carvalho, palestra sobre vida saudável, ministrada pelo médico Flávio Cavalcante, do Centro de Saúde do TJTO, ciclo de cuidados em saúde mental, com equipe do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi),o psiquiatra Wordney Camarço, as psicólogas Bárbara Khristine Camargo e Fernanda Abreu, e a assistente social Elizete Alves. Na programação, ainda dinâmica de “Chás e Meditação”, atividade de relaxamento, reflexão e autocuidado.
Presenças
Também participaram da solenidade os(as) magistrados(as) da Comarca, juíza Cirlene de Assis, juiz Deusamar Alves Bezerra, o diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso Filho, a diretora de Infraestrutura e Obras, Rosane Helena Mesquita Vieira, a diretora de Gestão de Pessoas (Digep), Paula Maia, a diretora de Comunicação Social (Cecom), Paula Bittencourt, o coordenador de Gestão Estratégica (Coges), Renato Gomes, o chefe da Assessoria Militar do TJTO (Asmil), Coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, a diretora Jurídica do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto), Maria do Socorro Fernandes; e demais servidores(as).



Comentários estão fechados.