TJTO e Esmat iniciam capacitação do Projeto GAIA com foco em inteligência artificial no Judiciário tocantinense


A busca constante por inovação ganhou mais um capítulo no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Começou na manhã desta segunda-feira (1º/12), na Escola Superior da Magistratura (Esmat), a capacitação do Projeto-Piloto GAIA, a nova ferramenta de Gestão Avançada de Inteligência Artificial integrada ao sistema eproc. Realizado pelo TJTO, por meio da Esmat, o treinamento segue até terça-feira (2/12).

A vice-presidente do TJTO, desembargadora Jacqueline Adorno, que também preside o Comitê de Apoio à Implantação do eproc (Caeproc/TJ) e a Comissão Auxiliar do eproc, abriu o encontro com um resgate de momentos decisivos na história da Justiça tocantinense.

“Em 2011, adotamos o processo eletrônico, em 2019, migramos para o eproc nacional, e agora, estamos entrando na era da inteligência artificial. É mais uma missão para o Poder Judiciário. Tenho certeza que, assim como nas outras fases, vamos alcançar resultados de excelência”, afirmou. A magistrada reforçou ainda que nenhuma tecnologia substitui a sensibilidade humana. “Nosso jurisdicionado precisa da nossa humanidade. Essa é insubstituível’, finalizou.

O curso está ancorado na Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta o uso de IA no sistema de Justiça. Ao longo das aulas, servidores(as) e magistrados(as) recebem orientações jurídicas, éticas e técnicas, além de prática sobre a nova plataforma.

O diretor-geral da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, destacou o avanço do TJTO nessa jornada. Inspirado na canção “Carolina”, de Chico Buarque, ele refletiu sobre a necessidade de acompanhar o tempo. “Na era da IA generativa, o Judiciário do Tocantins está no rumo certo. A ferramenta vai contribuir tanto na jurisdição quanto na administração, mas precisamos estar atentos aos resultados e fortalecer sempre o diálogo entre quem julga e quem desenvolve tecnologia”, frisou.

A parte técnica da capacitação foi iniciada pelo servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf) do TJTO, Angelo Stacciarini Seraphin. A capacitação conta ainda com os instrutores, servidora do eproc TJTO, Pâmela Ferreira, e convidados do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Clóvis Mattana Ramos e o assessor Gabriel Milnitz Leite.

Gaia

Desenvolvido no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o GAIA chega ao Tocantins para apoiar magistrados(as) e servidores(as) nas rotinas de trabalho.

Nesta primeira etapa, duas funcionalidades serão utilizadas:

– GAIA Assistente: chat integrado ao eproc para consultas e apoio nas atividades diárias.

– GAIA Minuta: geração personalizada de minutas de decisões, com previsão de até 20 mil minutas mensais por usuário, trazendo mais agilidade sem perder segurança jurídica.

Participação

Voltado a magistrados(as) e servidores(as), dentre os participantes da capacitação estavam presentes, além da vice-presidente do TJ e do diretor-geral da Esmat,  os(as) desembargadores(as) Etelvina Maria Sampaio Felipe e Adolfo Amaro Mendes e os magistrados Arióstenis Guimarães, Gil Correia, Marcelo Faccione, Rodrigo Silva Perez, Roniclay Alves e Wellington Magalhães.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp