TJTO regulamenta novo procedimento de credenciamento para contratação de bens e serviços


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, nesta segunda-feira (1/12), a Resolução nº 39/2025, que atualiza e regulamenta o procedimento auxiliar de credenciamento de prestadores de serviço no âmbito da instituição. A norma moderniza o processo de chamamento público para fornecedores e profissionais especializados, alinhando-o à Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) e às diretrizes federais para contratações públicas.

O novo regulamento estabelece que o credenciamento, modalidade de contratação direta prevista na nova legislação, ficará permanentemente aberto durante a vigência do edital no Compras.gov.br. Interessados poderão se inscrever a qualquer momento, desde que atendam aos requisitos técnicos, jurídicos e documentais.

O processo envolve as fases: Preparatória, Divulgação do edital, Registro de participação, Habilitação, Período recursal e Publicação da lista de credenciados. As etapas de análise e gestão serão operacionalizadas pelo Sistema Credenciar, plataforma própria do TJTO.

A Resolução também disciplina, em anexos específicos, o credenciamento de diversas categorias profissionais que atuam diretamente na prestação jurisdicional ou no apoio institucional. Entre elas:  Cejuscs e Métodos Consensuais (conciliadores, mediadores judiciais, extrajudiciais e ambientais, facilitadores de Justiça Restaurativa, expositores das Oficinas de Parentalidade e Divórcio e voluntários e Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação) e equipes multidisciplinares (profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia).

 

Transparência

A Resolução dispõe sobre os requisitos de habilitação, manutenção das condições durante todo o credenciamento, regras de ordem de convocação, hipóteses de descredenciamento, aplicação de penalidades e normas específicas para remuneração e forma de pagamento.

Além disso, determina que qualquer cidadão pode obter informações sobre os credenciados por meio da Ouvidoria Judiciária e reforça a dimensão pública e transparente da política de credenciamento.

A Resolução nº 39/2025 revoga a Resolução nº 37/2021 e consolida um novo marco regulatório para contratações por credenciamento no TJTO. O texto foi aprovado na 20ª Sessão Administrativa do Tribunal Pleno, realizada em 27 de novembro de 2025.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp