Polícia Federal divulga balanço da Operação Eleições 2022
A Polícia Federal encerrou neste domingo, 30, a Operação Eleições 2022. O órgão atuou em todo Brasil na prevenção e repressão aos crimes eleitorais de maneira integrada com representantes do TSE, Polícias Civis e Militares, Polícia Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiro Militares, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência, Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Entre os dias 28 e 30 de outubro, período em que foi deflagrada a segunda fase da Operação Eleições 2022, a Polícia Federal instaurou 09 inquéritos policiais para apurar crimes eleitorais e 93 termos circunstanciados de ocorrência. Além disso, a PF prendeu 139 pessoas e apreendeu R$ 161,2 mil em bens e valores.
Entre as incidências criminais verificadas, foram registrados 43 casos de violação do sigilo do voto, 19 de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 17 de boca de urna e 16 de promoção de desordem que prejudicasse os trabalhos eleitorais.
Cumpre ressaltar que ao longo do ano de 2022, a Polícia Federal já instaurou 1.365 inquéritos policiais para apurar crimes eleitorais e 229 termos circunstanciados de ocorrência, bem como prendeu 487 pessoas e apreendeu R$ 8,4 milhões em bens e valores.
Operação Eleições 2022 no Tocantins
No Estado do Tocantins, a Polícia Federal atuou de maneira conjunta com as forças de Segurança Pública durante o segundo turno das eleições deste domingo, 30/10, com o objetivo de prevenir e reprimir os crimes eleitorais. A ação foi acompanhada em tempo real a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e do Gabinete de Monitoramento instalado nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas/TO.
Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública estiveram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo de policiais mobilizado para a operação, cerca de 579 viaturas e 4 aeronaves foram alocadas para emprego nas atividades de policiamento eleitoral em todo o estado.
O Superintendente Regional da Polícia Federal no Tocantins, Delegado Rodrigo Bittencourt, destacou que o foco da instituição nesse segundo turno foi a prevenção dos crimes eleitorais. “A partir de um planejamento formulado em conjunto pela Polícia Federal, o TRE e as demais forças de segurança do estado, a instituição atuou de maneira coordenada em 12 bases espalhadas pelo estado do Tocantins, com o objetivo principal de coibir as práticas de “boca de urna”, compra de votos ou qualquer tipo de embaraço ao exercício do voto pelos cidadãos tocantinenses. Ressalta-se que cerca de 90% do nosso efetivo policial foi empregado nesse segundo turno, o que garantiu o mesmo sucesso já experimentado no primeiro turno na segurança do pleito”.
A Operação Eleições 2022 registrou em todo o Tocantins:
• 00 casos de compra de votos
• 00 ocorrências de boca de urna
• 18 violação de sigilo do voto
• 02 propaganda irregular
• 00 ocorrências de transporte ilegal de eleitores
Operação Eleições 2022
A Operação Eleições 2022 teve como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.