Alunos da ETI Fidêncio Bogo participam de palestra sobre plantas alimentícias não convencionais | Prefeitura Municipal de Palmas
Alunos da ETI Fidêncio Bogo participam de palestra sobre plantas alimentícias não convencionais
Atividade realizada nesta quinta-feira, 16, faz parte das ações voltadas à valorização dos saberes do campo e à promoção de uma alimentação saudável e sustentável
Os estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, situada na zona rural de Palmas, participaram na manhã desta quinta-feira, 16, de uma palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), ministrada pelo especialista em hortaliças da Embrapa Tocantins, o pesquisador Nuno Madeira. A atividade fez parte das ações voltadas à valorização dos saberes do campo e à promoção de uma alimentação saudável e sustentável.
O pesquisador da Embrapa explica que o trabalho com os alunos é para ajudar na promoção das hortaliças tradicionais, hoje em dia mais conhecidas como hortaliças Pancs, um recorte das plantas alimentícias não convencionais. “São plantas muito resilientes, adaptadas, rústicas, e muitas delas fizeram parte do repertório alimentar da cultura local, brasileira, regional, e foram caindo no esquecimento, por questões de mudança do padrão da sociedade. Nosso trabalho é resgatar essas comidas que são ricas, nutritivas e que podem contribuir no momento de emergências climáticas, por exemplo”, relata.
Ele citou como exemplos o cuxá do Maranhão, a ora pro nobis de Minas Gerais, o jambu da Amazônia, os carurus de cultivo pelo Brasil todo e as beldroegas, que são plantas espontâneas, tidas muitas vezes como invasoras, mas que na verdade ajudam a enriquecer a alimentação.
Os estudantes, muitos deles moradores da zona rural de Palmas, aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e aprender sobre o cultivo e o uso destas plantas na alimentação cotidiana. “É importante que os jovens conheçam e valorizem os recursos que têm à disposição em suas próprias comunidades e o contato com os especialistas da Embrapa tem ajudado neste entendimento”, destacou o diretor da ETI, Ademir Bandeira.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz




Comentários estão fechados.