Categories: Política

Câmara de Palmas  realiza audiência pública sobre enfrentamento à violência contra a mulher – Câmara de Palmas


A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou, nesta quinta-feira (28), audiência pública em alusão à campanha Agosto Lilás: Diálogo e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O evento foi promovido pela Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Mary Cats da Causa Animal (Podemos).

Durante audiência a coordenadora técnica Alessandra Soares Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou dados sobre o cenário de violência na capital. Entre janeiro de 2024 e julho de 2025, foram registradas mais de 700 ocorrências, sendo 448 apenas no ano passado e 254 nos sete primeiros meses deste ano. O levantamento aponta que a maioria dos casos acontece na residência da vítima, 76% em 2024 e 68% em 2025, e revela que 76% das vítimas de violência sexual eram crianças ou adolescentes. Outro dado preocupante é que, na maioria das situações, os agressores são pessoas próximas, como cônjuges, ex-companheiros, pais, padrastos e conhecidos, evidenciando a urgência de políticas públicas de prevenção e proteção.

A inspetora da Guarda Metropolitana de Palmas, Letícia Bordin, coordenadora da Patrulha Mulher Segura, destacou a gravidade dos números apresentados pela Secretaria de Saúde. “Me choca e causa indignação os dados trazidos pela Alessandra. Nós, mulheres que temos este espaço público de discussão, precisamos erguer nossa voz e nos posicionar, porque esse debate é fundamental”, afirmou.

Letícia explicou que a Patrulha Mulher Segura, especializada no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, atua na fiscalização, monitoramento e acompanhamento das medidas protetivas de urgência. Segundo ela, a medida é essencial, mas só se torna efetiva quando acompanhada de uma atuação firme e especializada. Os princípios que norteiam o trabalho da patrulha são o acolhimento humanizado, a escuta qualificada e a não revitimização. “Nosso papel é colaborar para que possamos romper com esse ciclo de violência”, completou.

A presidente da Comissão, vereadora Mary Cats da Causa Animal (Podemos), reforçou o seu compromisso com a pauta. “Uma das minhas bandeiras também é a defesa da mulher, e por isso estamos aqui unidas para buscar projetos de lei, ações e estratégias capazes de transformar essa triste realidade que todos nós conhecemos”, declarou.

Texto: Paulo de Deus

Foto: Fernando Lucas



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Previpalmas irá realizar audiência pública pra apresentar resultados de 2024 | Prefeitura Municipal de Palmas

Previpalmas irá realizar audiência pública pra apresentar resultados de 2024 Evento deve contar com representantes…

14 minutos ago

TJTO, PGE e OAB/TO lançam edital para antecipar pagamento de precatórios

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, a procuradora-geral…

26 minutos ago

Prefeitura inicia 2ª etapa do GeoPalmas e promete serviços ainda mais ágeis e modernos para a população | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura inicia 2ª etapa do GeoPalmas e promete serviços ainda mais ágeis e modernos para…

41 minutos ago

Prefeitura encerra primeiro módulo de capacitação da rede de atenção à saúde de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura encerra primeiro módulo de capacitação da rede de atenção à saúde de Palmas Realizada…

1 hora ago

Alunos das ETIs Almirante Tamandaré e Margarida Lemos se preparam para participação no desfile de 7 de Setembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos das ETIs Almirante Tamandaré e Margarida Lemos se preparam para participação no desfile de…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza levantamento aéreo no distrito de Taquaruçu e nos setores Jardim Taquari e Santa Helena | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza levantamento aéreo no distrito de Taquaruçu e nos setores Jardim Taquari…

2 horas ago