Categories: Estado

CCJ aprova proposta que amplia área de atuação da Codevasf – Notícias


15/12/2022 – 16:56  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Erika Kokay fez ajustes no projeto para adequá-lo a legislações mais recentes

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

Pelo texto, a área de abrangência da Codevasf passará a abranger também o vale do rio Poti. Segundo maior afluente do rio Parnaíba, o Poti nasce na Serra da Joaninha (CE), segue para Crateús (CE) e continua até Teresina (PI), onde deságua no Parnaíba.

O Projeto de Lei 4610/09, do deputado José Guimarães (PT-CE), recebeu parecer favorável da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF). A deputada fez alterações técnicas para adequar o texto a legislações mais recentes que já haviam ampliado a atuação da Codevasf para outras bacias hidrográficas.

Assim, conforme o texto aprovado, a Codevasf terá sede e foro no Distrito Federal e atuação nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri, Pardo e Poti, nos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, de Sergipe e do Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas e litorâneas dos estados de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de Sergipe.

A relatora também acatou emenda da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia que retirou do texto a previsão de que, no Ceará, o órgão de representação da Codevasf fosse instalado no município de Crateús. Segundo Kokay, o dispositivo “significa inequívoca interferência na esfera administrativa que é própria do Poder Executivo”. 

A proposta tramitou em caráter conclusivo e poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Roberto Seabra



Source link

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Poder Judiciário Tocantinense fortalece Justiça Restaurativa com programação para facilitadores(as) e público em geral

Dois dias dedicados à Justiça Restaurativa vão marcar a primeira semana de dezembro no Poder…

29 segundos ago

Com medidas da atual gestão, Previpalmas supera oito anos de pendências e recupera aptidão ao CRP Administrativo | Prefeitura Municipal de Palmas

Com medidas da atual gestão, Previpalmas supera oito anos de pendências e recupera aptidão ao…

14 minutos ago

Metas para 2026 são anunciadas no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário

O 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) terminou nesta terça-feira (2/12) após dois dias…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas realizará fórum comunitário do Selo Unicef nesta quinta, 4 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realizará fórum comunitário do Selo Unicef nesta quinta, 4 Evento será realizado…

1 hora ago

Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Agentes de proteção e defesa civil participam de curso de salvamento aquático em Palmas Capacitação…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas cobra esclarecimentos da BRK sobre tarifas, metas e qualidade dos serviços de água e esgoto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas cobra esclarecimentos da BRK sobre tarifas, metas e qualidade dos serviços de…

4 horas ago