Categories: Estado

Comarca de Arraias realiza correição ordinária anual de 8 a 12 de janeiro


Seguindo o disposto no Provimento Nº 2/2023 – CGJUS/ASJCGJUS, que estabelece aos juízes corregedores permanentes do Tocantins prazo para realização da correição ordinária anual na comarca em que atuam, até o último dia do mês de março, a comarca de Arraias deu início, nesta segunda-feira (08/01), aos trabalhos correicionais de 2024 nas unidades judiciais, administrativas, serventias extrajudiciais e Cadeias Públicas de sua competência.

A abertura da correição foi realizada pelo juiz Márcio Ricardo Ferreira Machado. Na solenidade, o magistrado ressaltou a importância desse processo, afirmando que “a correição é um momento em que o Judiciário para e ouve a sociedade, permitindo que ela compartilhe suas percepções não apenas sobre a prestação jurisdicional direta, mas também sobre os serviços extrajudiciais e todas as outras atividades desenvolvidas pelo judiciário local, contribuindo para a melhoria contínua do sistema judicial”. O juiz também destacou que a correição é a oportunidade de prestar contas de todas as ações realizadas, incluindo as metas alcançadas e os trabalhos realizados pela comarca ao longo do ano.

A comarca de Arraias é composta por quatro distritos, englobando a cidade sede e os municípios de Combinado, Conceição do Tocantins e Novo Alegre. Até a próxima sexta-feira (12/01), todas as unidades e serventias destas localidades serão correicionadas. 

Entenda

Anualmente a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) realiza a correição-geral ordinária em determinadas comarcas do estado. Quem não recebe a visita do órgão correicional deve, até o último dia do mês de março do ano em questão, realizar a própria correição ordinária para avaliar os processos e condutas. 

Neste ano, serão correicionadas pela CGJUS 10 comarcas (Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Itacajá, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso, Taguatinga e Tocantinópolis). Nas demais 26 comarcas do estado, está a cargo dos (as) juízes (as) corregedores(as) permanentes a realização da correição ordinária anual.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Juiz estadual ressalta foco na cooperação institucional para aproximar serviços da população durante abertura do “Justiça Cidadã no Cerrado” em Mateiros

Durante a abertura oficial da ação "Justiça Cidadã no Cerrado", na manhã desta segunda-feira (20/10),…

11 horas ago

Justiça leva acolhimento e diálogo sobre violência doméstica a mulheres do Jalapão

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a…

12 horas ago

Judiciário avança com novas ações do Plano Pena Justa; Tocantins está entre os estados participantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram, nesta segunda-feira…

13 horas ago

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital Levantamento…

13 horas ago

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada Espaço…

14 horas ago

Juiz do TJTO participa de congresso internacional de direitos humanos em Portugal

O juiz Océlio Nobre, da Comarca de Guaraí, participou, na última quinta-feira (16/10), do X…

14 horas ago