EJA Palmas: aos 70 anos, aposentado realiza sonho de estudar pela primeira vez | Prefeitura Municipal de Palmas
EJA Palmas: aos 70 anos, aposentado realiza sonho de estudar pela primeira vez
Após infância dedicada ao trabalho rural, Abidias Bispo Melo inicia alfabetização na Escola Municipal Jorge Amado, na região sul da Capital
A Escola Municipal Jorge Amado, uma das cinco unidades que ofertam Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino de Palmas, ganhou mais um novo aluno nesta modalidade, o aposentado Abidias Bispo Melo, que com 70 anos entrou em uma sala de aula pela primeira vez como estudante. A timidez dos primeiros dias deu lugar ao desejo de uma mudança na história aguardada por sete décadas.
Natural da cidade de Paranã (TO), a jornada de Abidias até a sala de aula foi longa. Nascido em uma época em que o trabalho pesado tinha mais prioridade que os cadernos, perdeu os pais ainda criança e foi criado junto com outros nove irmãos pelos tios. Ele relembra que, por muitos fatores, nunca teve a oportunidade de ser alfabetizado.
“Fui criado trabalhando na roça, em serviço pesado e o estudo foi ficando para trás, mas tinha esse desejo de poder começar os estudos para não ficar dependendo de outras pessoas para fazer as coisas”, conta. Ele destaca que a busca pela autonomia e independência foi o que o motivou a se matricular na EJA. “Com o passar dos anos, as coisas vão ficando mais difíceis. E tudo depende do conhecimento para fazer um pagamento, viajar sozinho e usar as tecnologias do celular”, conta.
Abidias se aposentou como pedreiro e foi com essa profissão que criou os seus dois filhos. Ele conta com orgulho que os filhos chegaram à faculdade e concluíram suas graduações e finaliza afirmando que pretende concluir a alfabetização na EJA para conseguir outro sonho, que é o de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Matrículas EJA
A diretora da unidade, Léia Rezende, ressalta que o programa está com matrículas abertas e que os interessados podem se dirigir até a escola, localizada próxima à Estação Javaé, em Taquaralto, para se matricular. “Ficamos muito felizes de receber o senhor Abidias. São essas histórias de vida que nos motivam a continuar com esse trabalho. Temos uma equipe muito bem preparada e animada para estimular esses alunos que, às vezes, deixam os estudos por fatores sociais, por falta de um material ou de um caderno. Aqui nós estamos prontos para servir e ajudar no que for preciso”, ressalta.
Unidades educacionais
Além da Escola Municipal Jorge Amado, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação, oferta essa modalidade de ensino em outras quatro escolas, são elas: Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42, (405 Norte), Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, na Arse 122 (1206 Sul), Escola Municipal Aurélio Buarque, no Jardim Aureny I, e na Escola Municipal Maria Júlia Amorim, no Jardim Aureny III.
Todas essas unidades estão com vagas disponíveis. As aulas ocorrem no período noturno, das 19 às 22 horas, de segunda a quinta-feira. Além do conteúdo pedagógico, os alunos contam ainda com um jantar, que é servido antes da aula, às 18h45.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
Comentários estão fechados.