Eleição define novos representantes para o Conselho Municipal da Criança e Adolescente | Prefeitura Municipal de Palmas
Eleição define novos representantes para o Conselho Municipal da Criança e Adolescente
Votação foi realizada na tarde desta terça-feira, 2, para renovação de conselho com membros que contribuam para a construção das políticas públicas para crianças e adolescentes palmenses
Nesta terça-feira, 2, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a eleição para escolha dos seis representantes da sociedade civil para o biênio 2026-2027. A votação foi realizada no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).
O resultado, que pode ser consultado ao final do texto, é provisório visto que, o período para recursos será desta quarta-feira, 3, até a sexta-feira, 5. A análise dos recursos pela Comissão Eleitoral, assim como a relação final das entidades que irão compor o CMDCA no biênio 2026-2027, serão divulgadas no dia 12 de dezembro no Mural do CMDCA, no site da Prefeitura de Palmas e no Diário Oficial do Município.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tornou obrigatória a criação de Conselhos de Direitos em todos os níveis da Administração Pública. Dentre as atribuições a serem desempenhadas por seus membros estão formular, deliberar, controlar e fiscalizar as políticas públicas de atendimento, promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente na cidade.
A presidente da Comissão Eleitoral, Maria Salomé Gomes, destacou que a eleição renovou parte do conselho. “A eleição dá espaço para que a sociedade civil traga sua contribuição na construção das políticas públicas para as crianças e adolescentes palmenses”, pontuou. Já a presidente do conselho municipal, Vilma Gomes, destacou que a eleição do comitê municipal é importante e contou com boa participação da sociedade civil, reforçando o papel do CMDCA na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Foi uma eleição de suma importância, porque tivemos dez inscritos da sociedade civil. O colegiado municipal é fundamental para garantir os direitos da criança e do adolescente, e o número de inscrições mostrou uma participação significativa.”
Instituições Participantes
Centro de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca-TO)
Associação Ação Social Jesus de Nazaré
Instituto Global 7
Associação Atlética Atenas
Fundação Semear Liberdade
Associação Sementes do Verbo
Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap)
Associação de Conselheiros Tutelares (ATCT)
Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco
Pastoral da Criança
Resultado provisório da eleição
1º – Centro de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca-TO) – 13 votos
2º Associação de Conselheiros Tutelares (ATCT), 11 votos
3º Fundação Semear Liberdade, dez votos
4º Associação Ação Social Jesus de Nazaré, dez votos
5º Pastoral da Criança, dez votos
6º Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap), oito votos
Suplentes
1º Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, oito votos
2º Associação Sementes do Verbo, sete votos
3º Instituto Global 7, um voto
Texto: Daniel Reis – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Juliana Matos




Comentários estão fechados.