Em Palmas, concurso de poesias da ETI Daniel Batista celebra talento estudantil | Prefeitura Municipal de Palmas


Em Palmas, concurso de poesias da ETI Daniel Batista celebra talento estudantil

Com o tema ‘No Tocantins tem poesia’ vários estudantes se apresentaram para valorizar a literatura e a cultura regional

 

Na noite desta quarta-feira, 26, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Palmas, abriu o palco para mais uma edição do tradicional concurso de Declamadores de Poesias da Escola de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista. Em sua 23ª edição, o evento trouxe como tema ‘No Tocantins tem poesia’, para valorizar a literatura, a cultura regional e elevar a expressão artística dos estudantes.

A cerimônia reuniu um grande público, entre familiares, educadores, autoridades e toda a comunidade escolar. A secretária da Educação de Palmas, Anice Moura, marcou presença na solenidade e aproveitou a oportunidade para lembrar sobre o fortalecimento do protagonismo que iniciativas como essa trazem aos estudantes.

“Fico extremamente feliz em participar de momentos como este. É gratificante acompanhar o poder transformador que a literatura promove em nossas crianças. Por meio da leitura e escrita elas desenvolvem a sensibilidade, criatividade e autoconfiança. É uma alegria ver a escola promovendo um espaço tão rico onde o talento floresce”, elogiou Anice agradecendo o empenho e dedicação da bibliotecária e professora Marilucia Abreu Lima, idealizadora do projeto.

A noite também foi marcada por homenagens especiais aos escritores Messias Geraldo e Mário Quintana, celebrados pela contribuição à literatura e por inspirarem gerações com suas palavras. Os declamadores finalistas emocionaram o público ao apresentarem interpretações cheias de sensibilidade, força e autenticidade.

Para julgar os trabalhos dos alunos e escolher os três classificados de cada categoria, o concurso contou com a participação de escritores e educadores como: Múcio Breckenfeld, Maximiniano Santos Bezerra, Almecides Andrade, José Ribamar Farias, Gislene Camargos, Maria Antonia Almeida Costa Andrade e Osmar Casagrande.

Ao final das apresentações, as melhores declamações de poesias foram premiadas em diferentes categorias. Cada aluno premiado foi reconhecido pela escola e público pelo empenho, a técnica e o encanto trazido pelos estudantes por meio das apresentações no palco.

Nesta edição, 49 alunos declamaram suas poesias, sendo 15 alunos da categoria baby (1° e 2° anos), 21 da categoria (infantil 3°, 4° e 5° anos), sete da categoria infanto juvenil (6° e 7° anos) e seis da categoria (juvenil 8° e 9° anos).

Todos os alunos da categoria baby foram premiados com medalhas, certificados e um prêmio. Nas demais, apenas os três primeiros classificados de cada categoria foram premiados com os mesmos prêmios. Os não classificados também receberam certificados. Todos os jurados receberam uma lembrança do evento e na saída, todos os presentes puderam saborear um delicioso lanche.

Vencedores de cada Categoria

Categoria infantil

1° lugar: Júlia Reis Mota 

2° lugar: Miryan Sena dos Santos

3° lugar: Sofia Marinho Santos Ferreira

Categoria infanto juvenil

1° lugar: Isabelly Lorrane Barros Moraes

2° lugar: Emanuely Vitória Silva Nascimento

3° lugar: Manuela Maria Ribeiro de Souza

Categoria juvenil

1° lugar: Iasmyn Monteiro Moita

2° lugar: Fabrício da Silva Almeida

3° lugar: Yasmin Bruno Carmen da Silva

Texto: Milena Botelho

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp