Durante o ano de 2025, foram registradas 91 ocorrências de captura de serpentes pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas. De janeiro a outubro foram capturadas as seguintes espécies: 46 jibóias, uma cascavel, sete cobras-cipós, seis cobras-corais, três corre-campos, uma jararaca, duas papa-pintos, 23 não especificadas.
De acordo com Guarda Metropolitana Ambiental, a maioria das serpentes capturadas em área urbana não era peçonhenta. A instituição orienta a população que ao se deparar com animal silvestre, peçonhento ou não, deve acionar a equipe da Guarda Ambiental pelo número 153 para garantir a segurança das pessoas e dos animais.
A agente ambiental Sabrina Silvéria de Oliveira dá dicas a população ao se deparar com um animal peçonhento. “Mantenha uma distância segura, não tente capturar, ferir ou matar o animal, a ausência de contato evita o estresse no animal e um possível ataque”. Ainda de acordo com a agente o correto é acionar a guarda ambiental para a captura e soltura do animal em seu habitat natural.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…