Durante o ano de 2025, foram registradas 91 ocorrências de captura de serpentes pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas. De janeiro a outubro foram capturadas as seguintes espécies: 46 jibóias, uma cascavel, sete cobras-cipós, seis cobras-corais, três corre-campos, uma jararaca, duas papa-pintos, 23 não especificadas.
De acordo com Guarda Metropolitana Ambiental, a maioria das serpentes capturadas em área urbana não era peçonhenta. A instituição orienta a população que ao se deparar com animal silvestre, peçonhento ou não, deve acionar a equipe da Guarda Ambiental pelo número 153 para garantir a segurança das pessoas e dos animais.
A agente ambiental Sabrina Silvéria de Oliveira dá dicas a população ao se deparar com um animal peçonhento. “Mantenha uma distância segura, não tente capturar, ferir ou matar o animal, a ausência de contato evita o estresse no animal e um possível ataque”. Ainda de acordo com a agente o correto é acionar a guarda ambiental para a captura e soltura do animal em seu habitat natural.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Prefeito encaminha LDO à Câmara e destaca compromisso com equilíbrio fiscal Documento define as metas…
15/10/2025 - 23:36 • Atualizado em 16/10/2025 - 00:12 Bruno Spada/Câmara dos Deputados…
15/10/2025 - 23:36 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Natalia Bonavides, relatora do projeto A Câmara…
Toca Criativa encerra projeto com mostra e premiação neste sábado, 18 Com o apoio da…
Prefeitura de Palmas realiza últimos ajustes no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue nos preparativos para a 2ª edição do…