Palmas avança na implantação de plataforma colaborativa para fortalecer a Atenção Primária à Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas
Palmas avança na implantação de plataforma colaborativa para fortalecer a Atenção Primária à Saúde
Reunião com Fiocruz Brasília e UFT alinha processos e define encaminhamentos para implementação da Picaps no Município
Palmas deu mais um passo importante na implantação de uma plataforma colaborativa destinada a aperfeiçoar o planejamento e a tomada de decisões na Atenção Primária à Saúde. Em reunião que ocorreu nesta terça-feira, 25, na Capital, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), dialogou com representantes da Fiocruz Brasília e da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para alinhar processos, definir encaminhamentos e estruturar as próximas etapas do projeto.
A Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) integra instituições e atores do território para analisar a realidade local, reunir informações estratégicas e planejar ações conjuntas, apoiando a formulação de políticas públicas mais eficazes e voltadas ao cuidado em saúde, qualidade de vida e participação social.
A secretária-executiva municipal da Saúde, Ludimila Monturil, destacou que o encontro foi fundamental para avançar na implementação da Picaps e fortalecer a parceria entre as instituições. “A reunião atendeu a uma necessidade real da Semus para a implementação da Picaps, ferramenta que unifica métodos, conhecimentos e apoios de instituições como Fiocruz, UFT, Estado e Município. Essas parcerias fortalecem projetos que visam melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade”, explicou.
O assessor da Fiocruz, Neilton Oliveira, ressaltou que o workshop fortaleceu o trabalho coletivo e definiu os próximos passos para o avanço da cooperação em Palmas. “A capacitação reforçou a importância do trabalho coletivo, da integração entre diferentes saberes e da preparação prévia das instituições. A qualificação ajudou a alinhar visões, definir prioridades e estabelecer os próximos passos, como a nova oficina em fevereiro e a formalização de um protocolo de intenções. Foi um momento que motivou os participantes e mostrou o potencial do trabalho cooperado em Palmas”, afirmou.
A professora do curso de nutrição e do programa de mestrado da UFT, Renata Moreira, também falou sobre a iniciativa. “Demos um passo importante para integrar melhor ensino e serviço. A formação e a parceria com Fiocruz vão qualificar nosso trabalho, fortalecer o território e melhorar o atendimento à população”, concluiu.
Texto: Daniel Reis
Edição: Denis Rocha






Comentários estão fechados.