PJTO adquire software de acessibilidade e inclusão e você pode ajudar a definir o personagem virtual


Com intuito de estar próximo ao cidadão e a cidadã de forma acessível e inclusiva, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) adquiriu um novo software: o Rybená, que vai permitir que pessoas com deficiência auditiva e visual contem com um sistema mais completo e acessível para auxiliar na navegação pelo portal, o www.tjto.jus.br. Além das funções básicas de tradução em libras, a nova ferramenta oferecerá funcionalidades como a leitura para cegos, reproduzida em áudio.

Com o Rybená, o Judiciário tocantinense expande as possibilidades de abordagem e inovação tecnológica. Até o momento, o portal do TJTO conta com a ferramenta VLibras, onde o Ícaro – personagem virtual –  traduz o conteúdo do site para a linguagem de sinais. Com a chegada do Rybená, o Ícaro vai se aposentar depois de um longo e bem sucedido período de prestação no auxilio da navegação. No lugar dele, outro (a) personagem digital exclusivo será gerado pelo novo software.

Escolha o personagem
Para essa nova fase de inclusão e acessibilidade, o PJTO quer contar com você para ajudar na criação do avatar (personagem virtual). O Centro de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cecom) desenvolveu uma pesquisa para que servidores (as) e a sociedade em geral possam escolher as características desse (a) novo (a) guia de navegação acessível do site. Ao responder às perguntas, você pode optar pelo tipo corporal do personagem, cor e outros atributos. Para acessar é só clicar aqui.

Software Rybená
O software Rybená é um conjunto de ferramentas focado na acessibilidade e tradução de conteúdos de sites para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Nele estão presentes diversas funções que permitem o acesso fácil e navegação simplificada, como recursos de libras e a sonorização automática de textos em português, inglês e espanhol. Além disso, recursos extras de leitura como contraste de cores, destaque de links, alteração do tipo de fonte, tamanho ou espaçamento, guia de leitura e contraste de cores.

Esse conjunto reforça não só o compromisso do Poder Judiciário com a inclusão, mas também a importância de termos ambientes adaptados para atender todos os tipos de público, tanto no âmbito virtual, quanto em qualquer outra área social.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp