Poder Judiciário arrecada mais de 300kg de recicláveis para ajudar no combate ao câncer
Em mais uma ação do Junho Ambiental – mês destinado às atividades voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade -, integrantes do Poder Judiciário do Tocantins estiveram no Hospital de Amor na manhã de segunda-feira (26/6), para a entrega de 314 kg de tampinhas pet e lacres de alumínio arrecadados durante todo o mês em diversas comarcas do Estado e também na Capital.
O material recolhido será revertido em benefício da Associação de Combate ao Câncer Palmas para a Vida, entidade sem fins lucrativos que, há oito anos, é responsável pelo acolhimento e amparo de familiares e acompanhantes dos pacientes oncológicos em tratamento pelo hospital.
Sheila Magalhães é vice-presidente da Associação que, segundo ela, atua de forma extensiva ao trabalho desenvolvido pelo Hospital de Amor. “Enquanto o hospital cuida da parte clínica, nós oferecemos assistência social aos pacientes e acompanhantes. Por exemplo: quando chega uma pessoa de outro município para consulta ou exame, nós providenciamos casa de apoio, transporte, alimentação e todo o suporte fora do Hospital”.
Sheila ainda lembra que os recursos angariados com essa e outras campanhas, também serão responsáveis pela construção de uma sede física para a entidade, em terreno já doado pela direção do Hospital. “Hoje nosso trabalho de acolhimento só é possível através de parcerias. E com a construção de nossa sede poderemos ampliar nossas atividades oferecendo cursos e rodas de conversa, em que os pacientes e acompanhantes poderão se informar e trocar experiências sobre o tratamento”.
Coordenador do Hospital de Amor na unidade Palmas, Gustavo Ruza, explica que o atendimento é totalmente gratuito, e que a instituição também sobrevive de parcerias e doações. “Diariamente, nós realizamos entre 150 e 200 atendimentos. E nossas despesas vêm sendo supridas graças a iniciativas como essa parceria com o Tribunal de Justiça, que abrange um campo muito grande. Além de preservar o meio ambiente através da separação dos materiais, as pessoas passam a conhecer o nosso trabalho e ajudar o próximo com as doações”.
Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e também presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), a desembargadora Ângela Prudente realizou a entrega oficial dos materiais, acompanhada pelos magistrados: Fabiano Marques, da Comarca de Alvorada; Keyla Suely da Silva, da Comarca de Araguaçu; da servidora Leila Jardim, responsável pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (COGERSA); além de servidores participantes do I Encontro de Gestão Socioambiental para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário.
A vice-presidente do TJTO ressaltou o empenho do Poder Judiciário em contribuir com ações que atendam a população do Tocantins. “Nós sabemos da realidade no Estado e do grande número de pessoas que necessitam desse tipo de tratamento. Por isso, o Poder Judiciário não poderia ficar de fora de uma ação tão nobre, solidária e importante para os tocantinenses”.
Junho Ambiental
É o mês em o Poder Judiciário intensifica seus esforços voltados à ações de sustentabilidade. O Projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), voluntários(as) e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros. Toda a programação está sendo desenvolvida por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com os demais setores.
Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária
Na próxima sexta-feira (30/06) o estacionamento da sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, vai promover um Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária. A ação, que tem o intuito de recolher o maior número possível de materiais recicláveis, será aberta ao público e receberá potes de vidro, latas, papel, papelão, óleo de cozinha usado, resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, dentre outros.
Comentários estão fechados.