Poder Judiciário arrecada mais de 300kg de recicláveis para ajudar no combate ao câncer


Em mais uma ação do Junho Ambiental – mês destinado às atividades voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade -, integrantes do Poder Judiciário do Tocantins estiveram no Hospital de Amor na manhã de segunda-feira (26/6), para a entrega de 314 kg de tampinhas pet e lacres de alumínio arrecadados durante todo o mês em diversas comarcas do Estado e também na Capital.

O material recolhido será revertido em benefício da Associação de Combate ao Câncer Palmas para a Vida, entidade sem fins lucrativos que, há oito anos, é responsável pelo acolhimento e amparo de familiares e acompanhantes dos pacientes oncológicos em tratamento pelo hospital.

Sheila Magalhães é vice-presidente da Associação que, segundo ela, atua de forma extensiva ao trabalho desenvolvido pelo Hospital de Amor. “Enquanto o hospital cuida da parte clínica, nós oferecemos assistência social aos pacientes e acompanhantes. Por exemplo: quando chega uma pessoa de outro município para consulta ou exame, nós providenciamos casa de apoio, transporte, alimentação e todo o suporte fora do Hospital”.

Sheila ainda lembra que os recursos angariados com essa e outras campanhas, também serão responsáveis pela construção de uma sede física para a entidade, em terreno já doado pela direção do Hospital. “Hoje nosso trabalho de acolhimento só é possível através de parcerias. E com a construção de nossa sede poderemos ampliar nossas atividades oferecendo cursos e rodas de conversa, em que os pacientes e acompanhantes poderão se informar e trocar experiências sobre o tratamento”.

Coordenador do Hospital de Amor na unidade Palmas, Gustavo Ruza, explica que o atendimento é totalmente gratuito, e que a instituição também sobrevive de parcerias e doações. “Diariamente, nós realizamos entre 150 e 200 atendimentos. E nossas despesas vêm sendo supridas graças a iniciativas como essa parceria com o Tribunal de Justiça, que abrange um campo muito grande. Além de preservar o meio ambiente através da separação dos materiais, as pessoas passam a conhecer o nosso trabalho e ajudar o próximo com as doações”.

Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins e também presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS), a desembargadora Ângela Prudente realizou a entrega oficial dos materiais, acompanhada pelos magistrados: Fabiano Marques, da Comarca de Alvorada; Keyla Suely da Silva, da Comarca de Araguaçu; da servidora Leila Jardim, responsável pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (COGERSA); além de servidores participantes do I Encontro de Gestão Socioambiental para magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário.

A vice-presidente do TJTO ressaltou o empenho do Poder Judiciário em contribuir com ações que atendam a população do Tocantins. “Nós sabemos da realidade no Estado e do grande número de pessoas que necessitam desse tipo de tratamento. Por isso, o Poder Judiciário não poderia ficar de fora de uma ação tão nobre, solidária e importante para os tocantinenses”.

magistrados, servidores e direção do hospital posam em frente à instituição

Junho Ambiental

É o mês em o Poder Judiciário intensifica seus esforços voltados à ações de sustentabilidade. O Projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), voluntários(as) e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros. Toda a programação está sendo desenvolvida por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com os demais setores.

Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária

Na próxima sexta-feira (30/06) o estacionamento da sede do Tribunal de Justiça do Tocantins, vai promover um Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária. A ação, que tem o intuito de recolher o maior número possível de materiais recicláveis, será aberta ao público e receberá potes de vidro, latas, papel, papelão, óleo de cozinha usado, resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, dentre outros.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp